CRCPI se reúne com o presidente do Tribunal de Justiça e com superintendente da CEF

Por Comunicação CRCPI

O presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, juntamente com sua comissão, visitou, no dia 11/3, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Raimundo Eufrásio Alves Filho. Na ocasião, foram tratados assuntos de interesse da classe contabilista com o tribunal, buscando as melhores soluções.

A presidência do CRC- PI requereu na reunião que o Tribunal de Justiça do Piauí expeça às varas cíveis, criminais e de família. que ao necessitarem de perícias contábeis nos processos judiciais, que as mesmas encaminhem ofício ao Conselho regional de Contabilidade do Piauí, afim de que esta entidade apresente em juízo a relação dos peritos contábeis, registrados, regulares e devidamente habilitados para realizar esta incumbência.

Na oportunidade foi citado a inclusão no Anteprojeto de Lei de Custas e Emolumentos e dispositivo que autorize as autarquias federais a realizarem o protesto das CDAs junto aos cartórios de protesto de títulos do Estado do Piauí, com isenção de custas, taxas e emolumentos.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, Raimundo Eufrásio Alves Filho este encontro é de extrema importância, pois é do debate que surge a luz, e no diálogo que se constrói buscando o melhor.

CRC-PI visita CEF para firmar parcerias em prol a classe

O presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, acompanhado de sua equipe, visitou, na manhã do dia 10/3, o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal do Piauí, Emanuel do Bonfim Veloso .

Na oportunidade, os gestores puderam compartilhar de assuntos como as taxas de créditos e planos que facilitem métodos menos burocráticos entre órgão bancário e a entidade contábil.

Entre outras pautas da reunião, destaque para treinamentos e capacitação da classe e ainda a DECORE, que consiste na Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. A DECORE foi instituída em 1993 pelo CFC, conceituando-a como um documento contábil apto a fazer prova de informações sobre percepção de rendimentos em favor de pessoas físicas.

Segundo Emanuel Veloso,  a visita é importante para firmar ainda mais parcerias e traçar novos projetos entre os dois órgãos.

Vale lembrar que o CRC-PI promoverá no dia 17 de março, na sede do Conselho Regional de Contabilidade, a palestras sobre DECORE e Contrato de Prestação de Serviços. Os interessados na palestra podem fazer sua inscrição através do site www.crcpi.org.br e doar 1 Kg de alimento não perecível.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.