CRCPB: 1º Sincasp de 2016 reúne profissionais de todo o Brasil em João Pessoa

Por Juliana Carneiro - Comunicação CRCPB

Realizado entre os dias 11 e 13 de maio na capital da Paraíba, o Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp) levou ao debate as principais mudanças que estão ocorrendo na Contabilidade Pública do Brasil. Já no primeiro dia do evento, cerca de 300 pessoas estiveram no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em João Pessoa, onde aconteceram as palestras. Abrindo a programação oficial, o auditor fiscal da Receita Federal Carlos Tanure ministrou a apresentação sobre e-Social. O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) foi o organizador do evento.

Sincasp 2

A mesa solene do Sincasp esteve composta pelo presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana; presidente do Sescon-PB, Joelmarx Sobrinho; coordenador nacional do Sincasp, Jorge Lopes; coordenador do Grupo de Trabalho de Controle Social e Custos da UNB, Marilson Dantas; secretário de Estado da Receita, Marconi Frazão, representando o governador da Paraíba Ricardo Coutinho; presidente em exercício do TCE-PB, André Carlo Torres; e o presidente do CRCPB, Garibaldi Dantas Filho.

Dentro do Simpósio, foi realizado o II Fórum de Prefeitos, que teve a organização do TCE-PB. Em seguida, ainda no primeiro dia do evento, um workshop sobre Políticas Públicas reuniu em um debate o presidente da União Brasileira dos Municípios, Leonardo Santana; o ex-presidente do CRCPB, Elinaldo Barbosa, representando a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup); o coordenador da Controladoria Geral da União na Paraíba, Gabriel Write; o assessor da Secretaria do Tribunal de Contas da União na Paraíba, Jorge Luiz Fonseca; o procurador-chefe do Ministério Público Federal da Paraíba, Rodolfo Alves Silva; o advogado e doutor em Direito Gustavo Rabay; e o secretário executivo da Controladoria Geral do Estado, Gilmar Martins.

O segundo dia do Simpósio trouxe a palestra do professor Marilson Dantas, que esclareceu questionamentos do público acerca do tema Controle Social e Gestão de Custos no Setor Público. Em seguida, o professor João Eudes Bezerra fez uma explanação sobre as Demonstrações Contábeis do Setor Público apresentando uma proposta de Indicadores para Auditoria e Gestão.

Sincasp 4

No turno da tarde, a palestra sobre Gestão do Regime Próprio da Previdência e sua Contabilidade foi ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal Otoni Gonçalves Guimarães. Como debatedor, o contador Ricardo Wagner, da Controladoria Geral da União. Encerrando as palestras da quinta-feira, o professor Vitor Maciel apresentou a palestra As Irregularidades Auditadas nos Demonstrativos Contábeis no Setor Público, junto ao contador público Paulo Gildo de Oliveira.

Uma moção de agradecimento foi entregue pelo CRCPB ao contador José Carlos Farias de Barros, pelos serviços prestados à Contabilidade paraibana. José Carlos foi contador geral do estado da Paraíba durante duas gestões e hoje é auditor fiscal da Fazenda e contador geral do município de Campina Grande. A vice-presidente de Administração, Vilma Pereira, e o presidente do Conselho, Garibaldi Dantas Filho, fizeram a entrega da moção.

No último dia do Sincasp, foram colocados quatro temas distintos para o debate entre os participantes. Na manhã da sexta-feira, 13 de maio, o professor Carlos Eduardo Ribeiro (RJ) apresentou o tema Tópicos Relevantes da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, tendo como debatedor o contador Thyago Henriques (PB). Em seguida, O Patrimonialismo Cartorial Brasileiro e a Contabilidade Pública foi o tema abordado pelo professor e coordenador do Sincasp Jorge Lopes. Sua palestra teve como debatedor o professor Marilson Dantas.

Para a tarde, um tema que tem sido apresentado com polêmica abriu os trabalhos do turno. Sob o título Contabilidade Criativa Aplicada ao Setor Público – Aspectos Legais x Princípios Contábeis, o contador Gilmar Martins trouxe à luz os mais necessários questionamentos que precisam ser feitos pelos profissionais sobre esse assunto. A palestra Auditoria de Consistência no PCASP – Plano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público foi ministrada pelo professor Diogo Duarte encerrando os trabalhos do Simpósio.

Homenagem ao professor Jorge Lopes marca último dia de Sincasp

Como forma de agradecimento pelos serviços prestados à Contabilidade brasileira, o professor Jorge Lopes foi homenageado no auditório do TCE-PB durante a cerimônia de encerramento do evento. O professor, que é coordenador do Sincasp, foi reverenciado, por profissionais que atuam em diversas áreas da Contabilidade. O contador Diogo Duarte e o presidente do CRCPB, Garibaldi Dantas Filho, conduziram a homenagem apresentando um vídeo com a história do professor e proferindo as palavras de agradecimento.

O professor PHD Jorge Lopes é mestre em Educação, doutor em Educação, Liderança e Administração Educacional, entre outras titulações. Embora não seja graduado na área contábil, tem uma longa trajetória de contribuição nesse setor. Ele também é autor e organizador de cinco livros na área da Educação e Pesquisa em Contabilidade.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.