CRCPA faz programação alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade

Por Paula Portilho - Comunicação CRCPA

Nesta terça-feira, 25, foi comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, responsável pelos registros contábeis das empresas; pela documentação, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, além de prestar assessoria e consultoria mediante conhecimentos avançados de matemática financeira, organização, precisão, conhecimentos de leis tributárias, com atualização constante em função da mudança rápida de leis e tributos.

E alusão à data, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) entregou a carteira profissional a 85 novos contadores. Em todo o estado, são 11.392 profissionais ativos. Na ocasião, foi celebrado um Termo de Cooperação Técnica entre o Conselho e o Sescon-PA, pelo presidente, José Eduardo da Silva, visando ao desenvolvimento de atividades conjuntas para propiciara operacionalização de ações que objetivem a valorização da vida profissional.

“É uma profissão que exige muita atenção e responsabilidade. Com a evolução das tecnologias, a contabilidade está cada vez mais transparente e exigente em relação a profissionais dedicados, atentos e, principalmente, com pensamento estratégico para identificar as informações apresentadas pelos números. Essa carreira é tão importante e tão nobre e em especial, hoje, no contexto de crise em que o país e o mundo passam, esse profissional se faz essencial na busca por alternativas que visem o crescimento econômico e social”, afirma a presidente do CRC-A, contadora Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos.

Como parte da programação foi ainda realizada uma palestra com o tema “A Contabilidade na Era Digital”, ministrada pelo Gerente da Fortes Tecnologia, Rômulo Neydvan, que é acadêmico de Ciências Contábeis, com passagem em empresas como Bradesco e Brasil Kirim (Grupo Schincariol) e atualmente é Coordenador do Programa de Apoio ao Estudante e Iniciação Profissional – Fortes PAE; (Faculdades como Cesupa, UFPA, Estácio Fcat e Feapa).

"O profissional de contabilidade é de fundamental importância para o bom desempenho e desenvolvimento financeiro da empresa e para a administração pública. Ele consegue em suas atividades, criar ferramentas e alternativas de gestão que possibilitam o crescimento dos negócios e no caso de órgãos públicos, possui função estratégica nas decisões e aplicações dos recursos financeiros. É quem nos dá a direção e a orientação certa para equilibrar as receitas e despesas e fazer o investimento correto. Deixo aqui o meu reconhecimento e parabéns a todos os contadores do Pará", disse Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

A cerimônia foi realizada no auditório da Federação de Agricultura do Pará (Faepa), presidida pela presidente do Conselho, Fátima Vasconcelos, e pelo vice-presidente de Registro, Gustavo Rocha. O evento conta com o apoio da Faepa, da Tron Informática e da Fortes Tecnologias em Sistemas.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.