CRCPA comemora posse da nova diretoria

Por Fernanda Mello
Comunicação CRCPA

A nova Diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Pará - CRCPA (Gestão 2016/2017) tomou posse na noite da última terça-feira (19). O evento ocorreu no salão nobre da Assembleia Paraense, em Belém, e contou com a  presença de representantes de autoridades locais e líderes da classe contábil.

A nova diretoria é composta pela presidente Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos, além do vice-presidente de administração, Raimundo Humberto Sena de Oliveira; da vice-presidente de Ética e Disciplina/Fiscalização, Edisneia do Socorro Nascimento Melo; do vice-presidente de Registro, Nelson Gustavo Rufino Rocha; da vice-presidente de Controle Interno e Financeiro, Marilene da Costa Guerra; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Waljucy Furtado Cardoso; e do vice-presidente de Integração Estadual, Pery Augusto Calumby.

Os suplentes Wildes Silva Ramos, Sérgio Pery da Silva Costa,  Maria do Carmo Nogueira Correa da Silva, Maria Izabel Gomes Borges, Flávio Heleno Solano Reis e o conselheiro com mandato complementar Marco Denilson Macedo da Silva, também receberam seus certificados de posse na ocasião

Além da nova presidente do Conselho Regional, compuseram a mesa de honra do evento, o Auditor Geral do Estado, Roberto Paulo Amoras; o deputado estadual e contador, Iran Lima; a Secretária Municipal de Finanças, Maria de Nazaré Rodrigues; o conselheiro efetivo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e ex presidente do CRCPA, João de Oliveira e Silva; o presidente do CRC de São Paulo, Gildo Freire de Araújo; o Superintendente da Receita Federal da 2ª Região, Moacir Jr e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Carlos Fernandes Xavier.

Responsabilidades e desafios

O representante do CFC, João de Oliveira e Silva, destacou a honrosa história do CRCPA, da qual ele faz parte e parabenizou a classe pela escolha da nova diretoria, atitude que o conselheiro classificou como bastante lúcida por eleger profissionais altamente qualificados. Em entrevista, Oliveira ainda afirmou estar feliz e tranquilo com o momento, “a presidente Fátima Vasconcelos é uma pessoa de equilíbrio que com certeza vai fomentar a união da classe contábil do Estado”, explicou.

Para o presidente do CRCSP, Gildo Araújo, gerir um Conselho é um compromisso com a classe, pois existe a necessidade de desenvolver mais o profissional e motivar esse desenvolvimento, além de fazer com que a sociedade reconheça cada vez mais o valor da profissão. “A gente tem muito pra oferecer no que se refere à transparência, prestação de contas, ao trabalho técnico que o profissional da contabilidade tem muita competência para desenvolver e ele pode em um Estado, em uma sociedade, nas organizações, oferecer e agregar muito resultado, nós temos que despertar isso e mostrar para a sociedade o valor que o profissional da contabilidade tem”, ressaltou.

O Auditor Geral do Estado, Roberto Amoras, destacou que o CRCPA tem sido um parceiro do Estado em várias frentes, uma delas é um termo de parceria com a AGE em que há o comprometimento de ambos os órgãos de planejar capacitações direcionadas aos profissionais de contabilidade do executivo paraense. “Nós reconhecemos, nesta parceria, um grande instrumento para que possamos cada vez mais dar qualidade a esse profissional que já muito contribui com os resultados que a gestão estadual vem obtendo  em relação a vários rankings de transparência, como a terceira maior nota do Brasil, tudo isso a gente credita muito ao profissional de contabilidade e é nesse sentido que nós pretendemos dar continuidade a essa parceria”, enfatizou Amoras.

E essa qualificação, a educação continuada, também é considerado pela presidente eleita um dos focos da nova gestão, mas Fátima Vasconcelos ainda ressaltou a importância de ter uma fiscalização aprimorada, que não só fiscaliza, mas orienta os contadores. Além disso, existe a preocupação com os colaboradores do Conselho para que também estejam treinados e satisfeitos com o Plano de Cargos e Salários que está em andamento.

A contadora Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos foi eleita a presidente do Conselho em plenária do CRC no dia 8 de janeiro. À frente de um dos maiores órgãos da classe, composto por mais de 11 mil profissionais da contabilidade em plena atividade, ela classificou a responsabilidade como um grande desafio, “o estado do Pará é muito grande, nós trabalhamos com os municípios por meio das delegacias, algumas com muita dificuldade de acesso, mas nós estamos e vamos continuar com o trabalho de levar palestras para as delegacias que vão contemplar os profissionais desses municípios também, o desafio é grande, mas com a minha diretoria, com o trabalho em equipe, o desafio se torna fácil”, concluiu. A noite de festa terminou com um jantar dançante ao som da banda Farofa Black.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.