CRCMT: curso de elaboração de trabalhos científicos atrai 300 participantes

Por Pau e Prosa Comunicação

Cerca de 300 pessoas lotaram o auditório Luzia Guimarães, nesta quarta-feira (19 de agosto), para o evento “Como Elaborar Trabalhos Científicos”, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), por meio da Câmara de Desenvolvimento Profissional e da Comissão Jovens Lideranças Contábeis. Ministrado pela pós-doutora e docente da UFMT campus Rondonópolis, Sofia Inês Niveiros, o minicurso abordou as especificidades de monografias, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), teses e artigos científicos.

crcmt

Na abertura a presidente do CRCMT, Silvia Cavalcante, ressaltou a grande participação de acadêmicos, tanto de graduação como de pós-graduação, além de enaltecer a presença da professora, que veio de Rondonópolis especialmente para o curso. “A Sofia Niveiros é um desses presentes que nós ganhamos na militância da Contabilidade”, frisou. A contadora também destacou o ineditismo da iniciativa. “É muito importante este tema. Para nós é inovador. Nunca tivemos um treinamento como este. Com certeza será o primeiro de vários”, garantiu.

Sofia Niveiros, que é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, além pós-doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, dividiu a aula em três partes. Primeiro fez uma introdução, explicando o que são de monografias, TCCs e artigos científicos. Depois aprofundou a abordagem em cada um desses itens, que têm características específicas. “Ninguém vai sair com uma monografia pronta, mas vai sair sabendo o que deve ir em cada item”, brincou. Ao final falou sobre os artigos científicos.

A professora alertou que, como existem muitos detalhes a serem observados em cada um deles, é preciso ficar muito atento. “Tem critérios científicos. Por exemplo, como elaborar uma pergunta científica. Um problema científico tem que levar a um raciocínio. Se não tenho nada para pesquisar, então não vou fazer nada. Eu tenho uma pergunta que vai nortear o meu trabalho e ela tem que nos levar a um raciocínio”, disse.

Doação – Durante o evento foram arrecadados aproximadamente 300 quilos de alimentos que serão doados através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil a uma instituição beneficente.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.