CRCMT: Seminário esclarece dúvidas sobre a prestação das contas eleitorais

Por Comunicação CRCMT

A participação do contabilista diminuiu consideravelmente a margem de erros na prestação das contas eleitorais. É o que afirmou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), Silvia Mara leite Cavalcante, durante o Seminário Estadual de Prestação de Contas Eleitoral 2016, realizado no dia 19 de julho. Ela explica que o profissional contábil tem a função, principalmente, de orientar os candidatos para o limite de gastos na campanha eleitoral. “É importante que o contador saiba analisar as contas, contribuindo para uma eleição limpa”.

A iniciativa visa esclarecer pontos do processo eleitoral considerando a relevância no atual cenário político nacional, visto que este ano mais de 2,2 milhões de eleitores de Mato Grosso irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores dos 141 municípios mato-grossenses. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT, Lauro José da Mata, destacou ainda que a participação dos profissionais da contabilidade é um ganho para toda a sociedade.  “Junto com o profissional da advocacia, que esta focado para a orientação do candidato no que se refere aos prazos, a participação do contabilista trás ganhos para todo o processo eleitoral”.

Para o membro da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Alexandre Di Pietra, o aspecto formal da obrigatoriedade do contabilista no processo eleitoral reforça a coerência e licitude da campanha. A analista judiciário e chefe da Seção de Análise e Auditoria de Contas Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Marli Osorski, conduziu a primeira palestra sobre o financiamento de campanhas e prestação de contas seguida pela palestra “Aspectos Jurídicos das Eleições 2016” ministrada pelo vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT, Lauro José da Mata. O Seminário será encerrado com a palestra “O contador na campanha eleitoral”, do membro da Comissão Eleitoral do CFC, Alexandre Di Pietra.

Estiveram ainda durante o evento a conselheira do CRC-MT e presidente da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Gercimira Ramos Moreira de Rezende e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Mato Grosso (Sincon), Deosdete Gonçalves da Silva. O Seminário Regional atende a um pedido do CFC e tem como parceiros em Mato Grosso a Ordem dos Advogados do Brasil, o TRE-MT, a Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (Amacic) e o Sincon.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.