CRCMT: Encontro de Delegados promove interação entre profissionais e fiscos estadual e federal

Por Comunicação CRCMT/Pau e Prosa Comunicação

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) realizou nesta quinta-feira (29 de outubro) um Encontro de Delegados com a participação de representantes da Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT ) e Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). Na oportunidade os órgãos apresentaram as principais ações realizadas com vistas a melhorar o atendimento aos profissionais e contribuintes, bem como ouviram reclamações e sugestões.

O evento foi aberto pela presidente do CRCMT, Silvia Cavalcante, que falou sobre as ações do Conselho e seus reflexos, como por exemplo o trabalho de interiorização do CRCMT – e a consequente descentralização na Capital -, dando ouvido aos anseios da classe contábil e levando informação qualificada na forma de palestras, cursos e oficinas, sejam de iniciativa exclusiva da autarquia ou em parceria com os referidos órgãos.

O conselheiro suplente e coordenador de relacionamento com os delegados do CRCMT, Átila Pedroso, explica que o evento é reflexo de um projeto de gestão do Conselho, onde se identificou que 60% dos profissionais estão no interior. São 46 delegacias, espalhadas por todas as regiões do estado, que demonstraram a necessidade de uma maior aproximação com os profissionais.

DE acordo com ele, isso foi feito já em 2014, com encontros regionais, onde foram apresentadas várias demandas, e seguiu depois com reuniões, palestras e cursos que se estenderam por 2015. “Isso culmina hoje, encerrando a gestão, com o encontro, em que apresentamos o resultado desse trabalho, as ações junto à Junta Comercial, a Sefaz e Receita Federal, que eram os três principais alvos de reclamações dos profissionais do interior. Eles se sentiam isolados”, frisa Átila.

Apresentações

A delegada da Receita Federal em Mato Grosso, Marcela Maria Ladislau de Matos, falou sobre a parceria com o CRCMT e dos reflexos para o fisco federal. “Reconhecemos a importância dos contadores para a própria facilitação do trabalho que realizamos. Vocês acabam sendo uma extensão do atendimento prestado aos contribuintes”, salientou. A delegada também falou da necessidade de ampliação do atendimento no interior do estado e sobre o eCAC e novidades como o Programa de Redução de Litígios (Prorelit) e o Simples Doméstico.

A conselheira do CRCMT e presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, falou aos delegados sobre sua indicação e posterior nomeação para o cargo e o esforço que vem sendo feito para melhorar o atendimento aos profissionais, inclusive com renovação de parceria com a Sefaz. Explicou ainda como será a implantação do Via Única, que começará por Cuiabá, sobre a criação de um posto avançado da Junta em Várzea Grande e da Ordem de Serviço editada em outubro que exime os contadores do reconhecimento de firma em determinados serviços.

O superintendente de Assessoria e Suporte ao Cliente da Sefaz, José Horácio Ferreira Cerejo, apresentou novidades do órgão que impactam diretamente no trabalho dos profissionais contábeis. “O tema dessa Convenção é ‘Atualizar para Evoluir’, então trouxemos algumas evoluções que a secretaria está implementando e pegar ideias para moldar e adaptar de acordo com os nossos clientes que são, na sua maioria, os contadores”, disse, referindo-se à X Convenção, que será aberta nesta quinta-feira (29). Segundo ele, o encontro de delegados é um termômetro para boa parte das mudanças que estão em curso na Sefaz. “Ter esse feedback sem dúvida é uma experiência única”, elogiou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.