CRCMT: 10ª Convenção de Contabilidade é iniciada com reflexões sobre o futuro da profissão

Por Comunicação CRCMT

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) deu início, na noite de ontem, à 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade no Hotel Fazenda Mato Grosso, com sucesso de público. Centenas de estudantes, contabilistas, representantes dos conselhos regionais e autoridades políticas se reuniram para o maior encontro estadual da categoria contábil.

A palestra magna da noite ”Muito além dos números: desafios para a contabilidade 2015-2030” foi ministrada pelo PhD. Edgar Cornacchione, que provocou a plateia com reflexões sobre o futuro da contabilidade, tendo em vista as constantes transformações tecnológicas pelas quais a sociedade vem passando.

Na mesa da solenidade de abertura da 10ª Convenção: (da esq. para a dir.) o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis; o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; a presidente do CRCMT, Silvia Mara Leite Cavalcante; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler; e o secretário de Fazenda do Estado, Paulo Brustolin.

Na mesa da solenidade de abertura da 10ª Convenção: (da esq. para a dir.) o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis; o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; a presidente do CRCMT, Silvia Mara Leite Cavalcante; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler; e o secretário de Fazenda do Estado, Paulo Brustolin.

Cerimônia de abertura

A fala de abertura coube à presidente do CRCMT, Silvia Cavalcante, que destacou o protagonismo do conselho estadual nestes últimos dois anos. Silvia elencou uma série de conquistas da categoria, além de exaltar o alinhamento com o governo Pedro Taques. “Mato Grosso vive um momento de transformação e nós, do Conselho Regional de Contabilidade, somos parceiros do governo Pedro Taques para ajudar a realizar essa transformação”.

A presidente comemorou, ainda, a criação de dois cursos de mestrado em Ciências Contábeis pela USP, com bolsa de 30% do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e agradeceu aos coordenadores dos cursos de graduação por este novo momento de maior proximidade do CRC-MT com a comunidade acadêmica.

Já o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, fez um alerta aos estudantes e profissionais para a necessidade da constante capacitação profissional. Martonio Coelho reforçou a importância das instituições de ensino e dos pesquisadores para a evolução das ciências contábeis. Disse, por fim, que o Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com os conselhos regionais, tem promovido eventos em todo o país com os principais nomes da área para instigar o debate de ideias e de boas práticas para a profissão.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, palestrante do 5° Fórum de Contabilidade Pública, fez uma ‘provocação’ no sentido de aproximar os tribunais de contas dos conselhos de contabilidade. “Nós (do TCU) temos sempre dificuldade de analisar as contas do Conselho (Federal de Contabilidade), em razão de ser uma autarquia especial, com características singulares. Precisamos aumentar o diálogo entre as instituições”, finalizou.

A fala que gerou frisson na plateia veio do secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin. Após parabenizar o Conselho Regional de Contabilidade pela grandiosidade do evento e reforçar a parceria do governo do estado com o conselho, Brustolin anunciou a assinatura de decreto executivo que estende, a partir de janeiro, para todo o dia 20, a entrega do Sped Fiscal. Atualmente, a data limite é todo o dia 15 do mês.

Para o estudante do 2° ano de Ciências Contábeis da Universidade de Cuiabá (UNIC), Diogo dos Santos, este é o evento mais esperado do ano pelos acadêmicos. “Eu sempre participo dos eventos promovidos pelo CRC e a programação desse ano da 10ª Convenção está excelente, com os melhores profissionais e pesquisadores da nossa área”.

Já o contador da prefeitura de Lucas do Rio Verde, Adércio Nogueira, disse que se inscreveu para participar do 5° Fórum de Contabilidade Pública. “O encontro é uma boa oportunidade para a gente se atualizar quanto a normas e legislações”.

A noite também foi de homenagem ao contador e grande nome da política mato-grossense, Aecim Tocantins, primeiro presidente do CRC-MT, que não pôde comparecer ao evento por questões de saúde. O professor e membro do CRC-MT, Ivan Echeverria, recebeu, em nome de Tocantins, a medalha Delza Teixeira por seus serviços prestados à contabilidade de Mato Grosso.

Após a palestra magna do PhD. Edgard Cornacchione, os participantes da 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade se divertiram com o show da cantora cuiabana e ex-The Voice Brasil, Ana Rafaela.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.