CRCMG realiza Seminário de Conselheiros e Delegados e solenidade de posse da nova Diretoria

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG     

No dia 11 de março, aconteceu, no auditório do CRCMG, o Seminário de Conselheiros e Delegados Seccionais do CRCMG. O Seminário teve como objetivo a interação dos novos conselheiros e delegados, além da discussão de temas importantes. Na oportunidade, todos tomaram conhecimento da nova Diretoria do CRCMG, suas respectivas funções, as metas propostas e o plano de trabalho para 2016.

As atividades tiveram início com curso de media training para os Conselheiros, um treinamento para torná-los uma fonte preparada para o atendimento às demandas da mídia. “É fundamental que os representantes do CRC estejam preparados para atender essas solicitações, com o objetivo de manter um relacionamento saudável com a mídia, os formadores de opinião, e consequentemente, com seu público-alvo, fortalecendo a boa imagem e a reputação da instituição como referência na sua área de atuação.”, explica Ana Luiza Purri, diretora da Prefácio Comunicação.

Concomitantemente, os delegados do Conselho assistiram à palestra “Novas Regras do ICMS”, que altera o sistema de cobrança e repartição do imposto entre os estados, apresentada pelo Conselheiro Filemon Augusto Assunção de Oliveira. Em seguida, foi feita a apresentação da parceria firmada entre a Fiemg, o CRCMG e a Fecon-MG, que visa estreitar o diálogo entre as partes através da educação continuada, promovendo cursos e eventos que beneficiarão a indústria e a classe contábil.

Finalizando o dia de palestras, foi exposto, pelo gerente de Fiscalização e Processos do CRCMG, Alexsander do Prado, o novo projeto do Conselho, intitulado “Circuito de orientações da Fiscalização”. Nesse projeto, foram mapeadas as cidades e regiões com maior número de processos julgados e elas serão as primeiras onde os contadores receberão ações de orientação antes das ações fiscais. Os delegados foram orientados para que solicitar que o CRC inclua sua região no projeto, se virem a necessidade e ela ainda não estiver na lista das contempladas.

Na parte da tarde, aconteceu a inauguração, na Galeria dos Ex-Presidentes, do quadro com a foto do ex-presidente Marco Aurélio Cunha de Almeida. Na ocasião, o ex-presidente Marco Aurélio agradeceu a todos que contribuíram para os resultados obtidos na gestão 2014/2015.

delegados_20CBC-1024x576

Os delegados do CRCMG também estão engajados na divulgação do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Dando continuidade às atividades, no auditório, o presidente Rogério Noé e os demais membros do Conselho Diretor se apresentaram para os delegados e expuseram sobre a área de trabalho a que cada vice-presidente estava ligado. Além disso, se colocaram à disposição dos presentes e falaram sobre a importância dos delegados para o Conselho. “É importante destacar que vocês, delegados, são os ouvidos do CRC no interior. Temos que fazer a diferença nesse próximo biênio. Temos que trabalhar de forma ativa, para tirarmos do mercado o mau profissional e, assim, melhorar cada vez mais a imagem dos profissionais contábeis. Temos que diminuir a falta de conhecimento das pessoas em relação ao CRC”, finaliza Noé.

Solenidade de Posse

Encerrando as atividades do Seminário, foi realizada, na parte da noite, no Clube Labareda, a solenidade de posse da nova Diretoria eleita para o biênio 2016/2017 e dos conselheiros eleitos para o mandato de 2016/2019. A solenidade foi prestigiada por cerca de 750 pessoas, entre autoridades e profissionais de diversos segmentos da contabilidade, vindos de várias partes de Minas e do Brasil.

A mesa foi composta pelo presidente eleito, Contador Rogério Marques Noé; pelo ex-presidente do CRCMG, Contador Marco Aurélio da Cunha Almeida; pelo Contador Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC; pelo Contador Renato Nério Pavione, presidente da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais (Fecon-MG), representando as demais entidades sindicais; por Carlos Alberto Shmitt de Azevedo, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL); por Paulo César Santana, presidente do Ibracon da 4ª região, representando o Ibracon Nacional; por Mário Hermes Soares Campos, chefe da Divisão de Tributação da RFB em Minas Gerais, representando o superintendente Hermano Lemos; pela contadora-geral do Estado, Maria da Conceição Barros de Resende; por Helton Andrade, diretor da Fecomércio e presidente da SincopeçasBH; e por José Luiz Faria, detentor da Medalha Mérito Contábil de Minas Gerais.

Em seu discurso, o ex-presidente, Marco Aurélio, agradeceu a todos que o apoiaram durante os dois anos em que esteve à frente do Conselho: Conselho Diretor, Plenário, delegados e funcionários. Além disso, parabenizou os conselheiros eleitos. “Parabenizo todos os conselheiros que hoje tomam posse, em especial por se comprometerem, neste momento, a contribuir para a sociedade, como representantes da profissão contábil no Conselho que zela pela ética e pela boa técnica no exercício dessa nossa nobre profissão.”, disse ele. E se colocou à disposição do Conselho, “Como Vice-Presidente de Registro do CFC, coloco-me plenamente à disposição para todas as ações conjuntas que possam ser feitas em prol da classe contábil de Minas Gerais.”, finaliza.

Após a leitura do termo de posse e juramento, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, que representou o presidente do CFC, Contador José Martônio Alves Coelho, parabenizou todos os empossados, em especial o presidente Rogério Noé, por sua missão de comandar um seleto grupo de conselheiros no próximo biênio. “A grande classe contábil mineira escreve mais uma página em seus honrosos 70 anos de história ao dar posse aos novos conselheiros do CRCMG. Desejo sucesso à nova diretoria nessa gestão!”, fala. Além disso, ele destacou a importância do profissional da contabilidade na contribuição do desenvolvimento econômico e social do Brasil, na construção de um país transparente no combate à corrupção.  Para finalizar, colocou o CFC à disposição do CRCMG e deixou uma mensagem do presidente do CFC, agradecendo todos os profissionais da contabilidade de Minas e parabenizando os Conselheiros empossados.

Encerrando a solenidade, o presidente empossado Rogério Marques Noé externou sua alegria e o trabalho árduo que terá pela frente. “Vamos trabalhar para corresponder às expectativas, tanto dos profissionais que nos elegeram como conselheiros, quanto do Plenário, que elegeu a atual Diretoria. Nossa proposta é cumprir com as atribuições legais do CRCMG, mas sem perder de vista o profissional da contabilidade e a valorização da nossa profissão. Consideramos que isso é possível, uma vez que, embora o Conselho exista para proteger a sociedade, quando buscamos que o profissional atue com ética e boa técnica, instruindo-o, consequentemente estamos valorizando o profissional e a profissão.”, enfatizou.

Noé ressaltou o foco especial que será dado pela atual gestão na área do desenvolvimento profissional. “Pretendemos investir em eventos de qualificação profissional diversificados, para atingir uma grande gama de profissionais, atendendo aos seus anseios e proporcionando-lhes oportunidades de qualificação profissional. Nós entendemos que a Educação Profissional Continuada é uma forma de fiscalização preventiva, pois o profissional qualificado corre menos riscos de incorrer em erros em função de desconhecimento.”, afirma.

O presidente salientou a intenção de intensificar ainda mais as ações do Conselho no interior, visando o aumento da visibilidade tanto do CRCMG quanto da própria profissão contábil. “Além dos diversos eventos que estamos programando para o interior de Minas, pretendemos investir maciçamente em uma campanha publicitária que atinja todos os cantos de nosso estado.”, conta.  Além disso, falou sobre as ações nas quais será dada continuidade em seu mandato e das novas ideias a serem implementadas. Lembrou, também, que o Conselho busca estreitar ainda mais os laços de relacionamento e parceria com as entidades que têm o mesmo entendimento.

Finalizando seu discurso, Noé falou do maior desafio que sua gestão enfrentará, que é dar mais visibilidade às ações do Conselho e agradeceu a sua mãe, esposa, sócios, amigos e familiares. “Daqui para frente, precisarei mais ainda do apoio de todos.  Estejam certos de que a ausência será em prol do bem comum, ideal que, tenho certeza, todos vocês compartilham. Para finalizar, agradeço a Deus por me conceder mais este desafio. Pretendo fazer tudo o que for possível para contribuir cada vez mais com a valorização da nossa profissão contábil”, conclui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.