CRCMG comemora 70 anos em grande estilo e com homenagens

Por Assessoria de Comunicação CRCMG

Para celebrar seus 70 anos de existência e agradecer a todos que contribuíram com sua trajetória de sucesso nestas décadas, o CRCMG realizou um evento especial em Belo Horizonte, nos dias 29 e 30 de março, com a participação de conselheiros, delegados seccionais, funcionários do Conselho e profissionais da contabilidade.

No dia 29, as atividades começaram com o Seminário de Conselheiros e Delegados do CRCMG, que contou com duas palestras técnicas.

Cerimônia dos 70 anos

À noite, aconteceu a solenidade de comemoração pelos 70 anos, realizada na Sala Minas Gerais. O presidente do CRCMG, Rogério Marque Noé, abriu a cerimônia falando da honra de gerir a entidade e da respeitada trajetória do Conselho. “Foram sete décadas de muito empenho, projetos e ações que contribuíram para o desenvolvimento e o crescimento da profissão contábil. E, para comemorar, preparamos esta noite memorável e renovamos o compromisso de honrar o nome da profissão contábil.”, ressaltou o Noé.

Em seguida, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, falaram da importância do CRCMG para a classe contábil e de sua participação no Sistema CFC/CRCs. “Tenho acompanhado de perto a construção deste Conselho. É uma das unidades mais atuantes e representativas. E não tenho dúvidas de que o CRCMG se encontra preparado para enfrentar os desafios da profissão nos próximos 70 anos.”, enalteceu Martonio.

Dando continuidade à cerimônia, foram prestadas homenagens a ex-membros da entidade, autoridades políticas e representantes de instituições parceiras, que receberam a medalha comemorativa dos 70 anos do CRCMG. Um dos homenageados foi o Secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, que, representando o governador de Minas, Fernando Pimentel, falou sobre a importância de o CRCMG ajudar o Estado a garantir a saúde das finanças públicas. “O Conselho é uma instituição sênior em idade, mas jovem em atuação. Parabenizo-o pelos serviços prestados à população mineira, sempre prezando pela transparência. O Estado está sempre de portas abertas para recebê-los!”, finalizou.

Em seguida, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realizou um concerto especial, que foi bastante elogiado e exaltado pelos presentes. E, para encerrar a cerimônia, foi feito um brinde pelos 70 anos do CRCMG, quando os convidados receberam uma taça personalizada com a logo comemorativa.

Homenageados

Secretário de Estado de Fazenda - José Afonso Bicalho Beltrão da Silva
Presidente da Câmara Municipal - vereador Henrique Braga
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - Cláudio Couto Terrão
Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais - Antônio Sérgio Tonet
Controladora-Geral do Estado de Alagoas e Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - Maria Clara Cavalcante Bugarim
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade - José Martonio Alves Coelho
Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Adalclever Ribeiro Lopes
Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade - Juarez Domingues Carneiro
Superintendente Regional da Receita Federal do Brasil - Hermano Lemos de Avellar Machado
Presidente da FIEMG - Olavo Machado Júnior
Presidente Associação Mineira de Municípios - Antônio Carlos Doorgal de Andrada
Presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais - José Donaldo Bittencourt Júnior
Presidente do Sistema Fecomércio - Lázaro Luiz Gonzaga
Presidente da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais - Renato Nério Paviône
Detentor da Medalha Mérito Contábil de MG - Fernando Carneiro da Motta
Contadora-Geral do Governo de Minas Gerais - Maria da Conceição Barros de Rezende Ladeira
Conselheiro do CRCMG -  Otorino Neri
Delegada Seccional do CRCMG - Suzana Araújo dos Reis
Funcionário do CRCMG - Mário Rogério Marotta

Seminário de Integração Regional de BH e Região Metropolitana

Finalizando os dias de comemorações, o CRCMG realizou o Seminário de Integração Regional de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

O seminário começou com o lançamento do Balanço Socioambiental do CRCMG de 2016, feito pelo conselheiro do CRCMG, professor Oscar Lopes da Silva, um dos idealizadores do projeto. “Há 10 anos, o Conselho publica seu Balanço Socioambiental, um material para prestar contas à sociedade das ações desenvolvidas, mostrando o efetivo uso do recurso público e a eficiência no cumprimento de suas atribuições institucionais. Não deixem de ler!”, convidou Oscar.

Em seguida, o presidente do Conselho, Rogério Marques Noé, e o vice-presidente de Registro, Mário César de Magalhães Mateus, conduziram a solenidade de entrega de carteiras a profissionais da contabilidade.

Após a solenidade, os participantes puderam acompanhar as palestras “Empreendedorismo tributário: a inteligência tributária na mitigação de riscos fiscais”, com Edgar Madruga, e “Perspectivas para 2017: superação e prosperidade na retomada do crescimento”, com Carlos Caixeta. Ainda foram promovidos dois minicursos sobre “ICMS - Substituição Tributária”, com Christiane Ferraz de Souza Dutra Rocha, e “Sped - ECD”, com Evarley dos Santos Pereira.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.