CRCGO realiza Encontro para coordenadores e estudantes de Ciências Contábeis

Por Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realiza, no próximo dia 26 de agosto, o 3º Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis e o 11º Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis de Goiás, no auditório da entidade, das 8h30 às 18h. Palestras serão ministradas por profissionais renomados no mercado e o intuito, além de compartilhar conhecimento, é aproximar o CRCGO dos docentes e discentes de Ciências Contábeis.

Após a solenidade de abertura, o professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e consultor do Ministério da Educação, Antônio Evaldo Oliveira, ministrará a palestra Enade: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, às 9h30, e apresentará aos participantes a importância de passar por essa avaliação – no caso dos acadêmicos – e como é realizado o Exame. O Enade é obrigatório e avalia o resultado dos concluintes dos cursos de graduação, com relação ao conhecimento e as habilidades adquiridas durante a formação. A avaliação para cada área do conhecimento tem uma periodicidade máxima trienal e a aplicação do exame ocorreu em 2004 pela primeira vez.

Outro ponto importante que os estudantes precisam estar atentos é quanto ao Exame de Suficiência. Às 11h, o doutor em Controladoria e Contabilidade Benjamim Cristobal Mardine Acuña ministrará a palestra O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. O Exame é um dos requisitos para obtenção do registro profissional pelos bacharéis em Ciências Contábeis que precisam mostrar que possuem conhecimentos, capacitação e práticas necessárias ao exercício da contabilidade. “Durante a palestra será apresentado o histórico nacional e estadual dos últimos cinco anos do desempenho de quem prestou o exame. Será fundamental para que os coordenadores façam um diagnóstico e discutirem o que pode melhorar para elevar este desempenho. É preciso que os coordenadores de cursos e professores estejam preparados para que a geração de futuros profissionais também seja bem preparada”, afirma Benjamim.

Estar sincronizado com as exigências do mercado de trabalho é um pré-requisito importante para a carreira profissional. No mundo ocidental, trabalhar em alguma empresa deixou de ser algo para a vida toda e tornou-se uma atividade flexível capaz de manter uma estabilidade financeira. Desta forma, muitas pessoas chegam a ter três empregos para com isso sentirem-se seguras caso sejam demitidas de algum deles. Na tentativa de mostrar os rumos aos participantes com relação ao mercado de trabalho, o Encontro traz a palestra Empregabilidade: desafios e oportunidades para o sucesso, às 14h30, ministrada pelo administrador Alexandre Guimarães Neves.

Às 16h30 será realizado um debate sobre as instituições de ensino entre os coordenadores de cursos e o presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, juntamente com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Weberth Fernandes.  O evento é destinado a coordenadores e estudantes de Ciências Contábeis, demais profissionais da contabilidade e vale 20 horas de atividades complementares.

Serviço

3º Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis e o 11º Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis de Goiás

Data: 26 de agosto

Horário: 8h30 às 18h00

Local: CRCGO (Rua 107, nº 151, Setor Sul, Goiânia-GO)

Valor: 2 quilos de alimentos não perecíveis

Inscrições: www.crcgo.org.br

Informações: 3240-2238/2231

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.