CRCDF entrega mais 47 carteiras de identidade profissional

Por Márcia Prado – Comunicação CRCDF

A 19ª solenidade de entrega de Carteiras de Identidade Profissional, realizada pelo CRCDF nesta segunda-feira (09), reuniu 47 formandos no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A cerimônia conduzida pela presidente do CRCDF, Sandra Batista, contou com a participação do ex-presidente do Conselho, Gerardo de Paiva Gama, das conselheiras Darlene Paulino e Francisca Tomaz, da chefe do setor financeiro, Keila Caldas, representando os funcionários do CRCDF, e do conselheiro e coordenador Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que foi o paraninfo desta turma.

mesa

Em seu aconselhamento aos formandos, o representante do CFC passou uma mensagem de otimismo e encorajamento. “Tenho 14 anos de formado e desde que passei no vestibular assumi um compromisso comigo mesmo de ser profissional. De lá pra cá, militei profundamente no movimento estudantil e busquei me aperfeiçoar ainda mais com aquilo que não estava posto, que não estava na minha frente. Digo isso porque hoje vocês têm as oportunidades que naquele tempo não tínhamos, e devem aproveitá-las. Hoje dispomos dos meios mais diversos, redes sociais, facilidades com a evolução da informática, que nos permitem fazer da contabilidade um instrumento de transformação e sair do tecnicismo para irmos para as ações sociais, para o desenvolvimento da sociedade, para a geração e mutação do patrimônio como uma proteção da sociedade. Nós temos essa arma na mão”, destacou.

O paraninfo também destacou a importância da expressão máxima do juramento. “Aqui foi dito por cada um, espontaneamente, que vão exercer a profissão com zelo, com diligência e com dedicação. Que essas palavras não sejam esquecidas. Zelar por aquilo que nos transforma e transforma a sociedade, em qualquer que seja a atividade que vão exercer daqui pra frente, é fundamental. Sempre digo que a ciência contábil permite um amplo campo de estudo, da economia ao direito, da filosofia à técnica, e temos essa arma completa em nossas mãos, você pode usar as suas armar para o bem ou para o mal. O Brasil clama para que usemos para o bem”, concluiu o conselheiro.

Já a presidente do CRCDF, Sandra Batista, destacou a Educação Profissional Continuada em sua fala aos novos profissionais. Ela explicou que essa é uma das três competências do CRCDF. “Uma delas é o registro, que vocês recebem nesse momento; outra é o acompanhamento do exercício profissional, por meio da fiscalização e do desenvolvimento profissional; e a última é a educação continuada, competência do sistema desde 2010. Hoje se não somos a classe que mais conta com cursos, palestras, debates, fóruns e seminários, estamos, com certeza, entre as três primeiras. Então, os convido a fazer parte, estejam presentes no Conselho. Lá provocamos debates a preços simbólicos ou inscrições sociais para que, cada vez mais, essa profissão alcance patamares mais elevados. É graças ao conhecimento, à aplicação da educação continuada, que a profissão vem ocupando o espaço que tem hoje”, afirmou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.