CRCBA realiza seminário em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade em Salvador

Por Leandro Nunes Santos - Comunicação CRCBA

Nesta quarta-feira (11/5), a classe contábil baiana recebeu uma homenagem especial – a realização do Seminário em Homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, que trouxe especialistas para debater o tema central “A Profissão Contábil em Tempos de Crise”, no Fiesta Convention Center, em Salvador – BA.

Com a presença de autoridades e cerca de 200 participantes, o evento foi marcado pela homenagem à contadora Maria Constança Carneiro Galvão, primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), atualmente conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que recebeu a Medalha Mérito Contábil Militino Rodrigues Martinez, maior honraria da profissão contábil na Bahia. O evento também foi marcado por homenagens ao ex-presidente do CRCBA, o contador Hélio Barreto Jorge, que faleceu no último dia 02. Hélio ocupava atualmente o cargo de conselheiro do CFC, após uma longa carreira de dedicação à profissão contábil, e deixa boas lembranças aos tantos amigos que cativou em sua jornada

presidente

Antônio Carlos Nogueira Cerqueira

Durante a abertura do Seminário, o presidente do CRCBA, contador Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, mostrou-se muito feliz pela homenagem prestada à classe contábil em forma de um grande evento de educação continuada. “Saúdo a todos nesse dia tão especial para a classe contábil baiana. Estão todos de parabéns por se empenharem na busca incessante pelo conhecimento e pelo crescimento profissional. Os temas que serão abordados aqui hoje, por palestrantes de altíssimo nível, além da tão justa homenagem que será concedida, trazem valorização e reconhecimento à nossa profissão”.

Sobre a homenagem prestada à contadora Maria Constança Galvão, o presidente pontuou o seu exemplo como legado aos seus sucessores. “O trabalho empenhado por pessoas nobres como você, Constança, traz grandes responsabilidades para os gestores que a sucedem e nos faz acreditar que temos a missão de encampar também grandes batalhas em prol da nossa profissão. O seu legado é, portanto, grandioso e muito reconhecido por toda a classe contábil brasileira. Muito obrigado por tudo”.

Muito emocionado, Nogueira lembrou-se do colega Hélio Jorge. “Na última semana, nos despedimos de Hélio, com um peso muito grande no coração – mas assumimos a missão de fazer ecoar toda a sua história e o seu legado de trabalho e de valorização da profissão contábil. Nunca o esqueceremos e seremos eternamente gratos pela oportunidade da convivência e do aprendizado”. Finalizando seu discurso, o presidente alertou os presentes sobre o compromisso da classe com o país, especialmente nesse momento de crise. “Um país não pode ser rico se ele não souber contabilizar os seus recursos de forma correta e aplicá-los com responsabilidade e compromisso com os seus entes. Nós, profissionais contábeis, somos os agentes competentes para o desenvolvimento dessa ‘riqueza’. Desejo a todos um grande dia de aprendizado”.

O contador Adeildo Osório de Oliveira, presidente do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis (ABACICON), falou da importância de Maria Constança Galvão para a classe contábil. “Constança, você é digna dessa homenagem, você é honra e glória para a contabilidade”. Adeildo também fez homenagem ao contador Hélio Jorge. “Permito-me falar do último estágio da dor humana, que é a perda de um ente querido. Não poderia passar por aqui e não falar de Hélio Jorge, ele se foi, mas deixou sua marca na história da contabilidade”.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, contador Wellington do Carmo Cruz destacou a importância da homenageada do dia. “Constança, você é a pessoa que marca a Contabilidade na Bahia”.  O Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE, contador Inaldo da Paixão, acrescentou. “Não se pode falar em contabilidade na Bahia, sem falar da nossa homenageada, que hoje veio vestida de azul, a cor que representa o que o Brasil precisa – tranquilidade, harmonia e serenidade. Espero que essa cor se espalhe por todo o país”.

A vice-prefeita de Salvador e conselheira do CRCBA, contadora Célia Sacramento, saudou os presentes e ressaltou a tamanha felicidade em participar do evento e a importância do profissional contábil para a sociedade “é um momento de muita alegria, de felicidade. É sempre bom estar perto da minha classe, a classe contábil que fez de mim tudo o que sou na vida. Está aqui hoje, junto com vocês me deixa mais forte, mais energizada. Nós contadores, somos um dos caminhos para termos um país mais justo, mais fraterno, sem corrupção”, comenta Célia.

constança-web

Maria Constança Carneiro Galvão

A contadora Maria Constança Carneiro Galvão, muito emocionada, recebeu a Medalha Militino Rodrigues Martinez das mãos do presidente Antônio Nogueira, acompanhado dos conselheiros do CRCBA, dos medalhistas e de sua família. Maria Constança agradeceu a homenagem e fez referência ao profissional que dá nome à honraria. “É, sem sombra de dúvidas, de uma importância incomum ser agraciada com a medalha Militino Rodrigues Martinez, um dos primeiros presidentes do CRCBA e, com todos os méritos, alcançou o cargo de presidente do CFC por dois mandatos consecutivos. Certamente, um dos maiores representantes da nossa classe contábil, que tanto trouxe de valorização e respeito para a Contabilidade e, hoje, dá nome e sentido à maior honraria concedida pelo CRCBA”.

Continuou pontuando a felicidade e a satisfação em ter seguido carreira profissional na Contabilidade. “Sinto-me muito honrada em fazer parte do seleto grupo de profissionais condecorados com a Medalha Militino Rodrigues Martinez, ao lado de ícones da Contabilidade brasileira. Integrar esta galeria de Medalhistas me faz ter a certeza de que trilhei no caminho certo, com muito amor e dedicação à profissão contábil. Com o passar desses anos de experiência na contabilidade, cresce a convicção de que somos nós os profissionais responsáveis por oferecer os caminhos do controle, da transparência e da governança de que tanto necessita a nossa sociedade”.

Veja o link da homenagem: https://www.youtube.com/watch?v=vQyuz6IAwTw

Logo após as homenagens, a programação seguiu com 04 palestras enriquecedoras para a classe contábil, ainda pela manhã, os presentes aproveitaram palestras com Cesar Romero, médico psiquiatra que tratou do tema Vencedores do Terceiro Milênio e o Profº Ubiratã Batista (UFBA), proferiu a palestra sobre Escrituração Contábil Digital (ECD) – Obrigatoriedades: 2015 e 2016. “Os novos tempos exigem do profissional da contabilidade uma necessária atualização, não somente contábil, mas principalmente em termo de sistema. Parabenizo o CRCRBA pela iniciativa de promover palestras onde temas da realidade digital estejam sempre presentes”, comenta Ubiratã.

No período da tarde foi a vez dos palestrantes Marcio Damasceno, diretor do núcleo tributário do escritório Fernando Neves, com o tema “Novidades Tributárias- Alterações na Legislação do IRPJ, PIS, COFINS e ECF”, e por fim, Cezar Almeida,  presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, que tratou do tema “A profissão Contábil em Tempos de Crise – Mercado e Oportunidades”, ambas com conteúdos significativos e que tiveram bastante envolvimento do público.

Por fim, o presidente da ABRH, Cézar Almeida, falou sobre as oportunidades do mercado de trabalho. Na foto, ele recebe o certificado das mãos da conselheira Marcly Pizzani e do presidente Antônio Nogueira.

A profissional contábil Mônica Brito esteve presente e destacou a importância do evento. “A homenagem foi importante, porque foi uma mulher, e percebemos que estamos nos destacando nas profissões”. A estudante de Ciências Contábeis Roberta Barreto comentou que as palestras foram ótimas. “Uma oportunidade para se aprofundar um pouco mais nos temas expostos”, disse.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.