CRCBA apresentou nova diretoria e conselheiros eleitos para sociedade baiana

Por Leandro Nunes Santos
Comunicação CRCBA

Na manhã da última terça-feira (20/3), a Diretoria eleita para comandar o CRCBA nos próximos dois anos foi apresentada solenemente à sociedade baiana, juntamente com os conselheiros eleitos e delegados empossados, em solenidade realizada no Clube Espanhol, na capital baiana. Também foram apresentados os delegados que representam o Conselho no interior do estado.

Compuseram a mesa diretora o vice-presidente de política institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; o presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva; o presidente do CRCBA no biênio 2016-2017, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Adeildo Osório de Oliveira; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Salomão Resedá; o superintendente tributário da Secretaria da Fazenda da Bahia, José Luiz Santos Souza; o presidente do SESCAP-BA, Altino do Nascimento Alves; o presidente do Sindicato dos Contabilistas da Bahia, Marco Aurélio dos Santos Moura; e o diretor do IBRACON, Manoel Carlos. Houve a apresentação de um cordel uma homenagem ao presidente Antonio Carlos Ribeiro, pela professora Tereza Vilaça, e uma apresentação teatral ao fim da solenidade.

Discursos

O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva fez um discurso com homenagens a seus familiares e a colaboradores do Conselho, e destacou o tom humano, participativo e responsável que já vem exercendo à frente do órgão. “Vamos avante para realizar as mudanças que foram propostas durante a campanha e honrar essa Classe que muito nos orgulha pertencer. Avançamos em muitas coisas, porém precisamos de maneira imperiosa conclamar em todos os cantos o nosso valor como profissão que contribui como agente de proteção da sociedade”.

Antonio Carlos destacou explanou sobre os pilares da nova gestão, que será pautada em uma administração participativa, na valorização profissional e na responsabilidade social. Quanto a este último pilar, o presidente anunciou que  será criado um aplicativo chamado “Transparência na palma da mão”, que trará informações sobre a gestão do órgão em tempo real. Também serão criadas comissões técnicas para analisar as contas de agentes públicos. Para a valorização profissional, serão os principais projetos a oferta de cursos de educação a distância, restabelecer a revista científica do CRCBA, estreitar lações com instituições de ensino superior e outras entidades, dentre outros. Finalizou o seu discurso falando de renovação. “Temos que pensar um conselho para o futuro, conectado às pessoas e começar mudando o nosso mundo interior, transformando e renovando a nossa mente. Precisamos desenvolver uma mentalidade de avanço, acreditar no poder da decisão, pois somente no momento de decisão nosso destino é traçado”.

Joaquim de Alencar Bezerra Filho – vice-presidente de política institucional do CFC

O vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representando no ato o presidente Zulmir Breda, parabenizou a nova diretoria e conselheiros eleitos e falou sobre os projetos que serão desenvolvidos em prol da classe contábil brasileira. Pontuou que a unidade será a política principal do Conselho Federal e falou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos, especialmente a garantia de segurança profissional.

“O CFC nessa nova gestão abraça alguns desafios inerentes de uma preocupação geral de nosso país. O primeiro ponto é a nossa prioridade de aprimorar o ambiente regulatório da nossa profissão. Iremos encaminhar ao Congresso Nacional, ainda nesse primeiro semestre, uma reformulação de nosso Decreto-Lei, para agregar um modelo em que possamos ter uma segurança maior ao exercício da profissão, sobretudo ao que nos coloca hoje na responsabilidade civil e criminal sobre os nossos clientes. Nós estamos num momento globalizado e de integração das normas internacionais de Contabilidade, as quais também o Brasil implanta e começa a aderir a todos os processos de reformulação ética, de compliance e de segurança profissional. Precisamos que a legislação brasileira possa garantir ao profissional da Contabilidade a segurança do seu exercício profissional, que é o seu grande labor, o resultado de seu desenvolvimento profissional, pessoal e familiar. Nós não podemos deixar que a evolução que estamos diante e somos parte, dos controles e da transparência, possa agredir o nosso exercício profissional”.

José Luiz Santos Souza – Superintendente Tributário da Secretaria da Fazenda da Bahia

“Quero dar os parabéns à gestão que se encerra e desejar sucesso à nova diretoria, não só pela importância do CRCBA na defesa e desenvolvimento da classe contábil, mas especialmente pela importância que tem essa classe no desenvolvimento da sociedade. O CRCBA e a classe contábil vêm sendo importantes parceiros, nesse momento em que nós identificamos e vivenciamos uma grande alteração em relação à administração tributária, com o advento do SPED Fiscal e toda sua evolução dos documentos fiscais eletrônicos. Portanto, eu quero informar o nosso interesse em estreitar ainda mais essa relação da Secretaria da Fazenda com o CRC, para que possamos difundir e aprimorar todo esse desenvolvimento e alterações que estamos vivenciando na administração tributária com o apoio da classe contábil”.

Adeildo Osório de Oliveira – presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade

O presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC e da Academia Baiana de Ciências Contábeis – ABACICON, Adeildo Osório de Oliveira, falou sobre o papel da FBC e da ABACICON na construção e fortalecimento do conhecimento contábil e da importância do trabalho conjunto das entidades representativas da classe. Também pontuou o processo democrático que culminou na eleição da nova diretoria. “Esse ato de transição de cargo que ora acontece encontra eco no desejo de se eleger um novo colegiado, representando um momento de inflexão na história da Contabilidade baiana, através da legitimidade da democracia A democracia, aqui na terra da liberdade, que é cantada pelo poeta Castro Alves em seu poema Navio Negreiro, tem como característica própria a alternância do poder. Portanto, presidente Antonio Carlos Ribeiro, aceite meus parabéns pela sua brilhante e histórica vitória e conte com minha solidariedade e apoio na sua gestão. Ao ex-presidente Antonio Nogueira, quero transmitir meus parabéns pela sua gestão responsável e eficaz em prol da classe contábil. Por fim, desejo a toda a diretoria e conselheiros eleitos toda sorte e sucesso no seu mandato”.

Antônio Carlos Nogueira Cerqueira – presidente CRCBA no biênio 2016-2017

O presidente do CRCBA no biênio 2016-2017, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, traçou um panorama dos dois anos que desempenhou a função de liderar a gestão do Conselho, destacando o projeto de Educação Continuada desempenhado no estado baiano e o fortalecimento dos mecanismos de controle e de transparência. Desejou sucesso à nova diretoria e conselheiros eleitos. “Neste momento que o presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva, sua diretoria e os novos conselheiros eleitos são aqui solenemente empossados, estamos esperançosos de que trilharão nos caminhos de acertos, de conquistas e crescimentos. Estou muito convicto que encamparão esta honrosa batalha, em prol de uma profissão que tanto favorece ao desenvolvimento econômico e a justiça social do nosso país”.

Veja abaixo a relação do Conselho Diretor eleito para o biênio 2018-2019

CONSELHO DIRETOR

Contador Antônio Carlos Ribeiro da Silva – Presidente

Contador André Luís Barbosa dos Santos – Vice-presidente de Administração e Finanças

Contador Evaldo Pereira de Souza – Vice-presidente de Controle Interno

Contador Antônio José Salles da Silva – Vice-presidente de Registro

Contador Sérvio Túlio dos Santos Moura – Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina

Contadora Sônia Maria da Silva Gomes – Vice-presidente Técnico

Contadora Lorena de Andrade Pinho – Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional

CONSELHEIROS EMPOSSADOS PARA MANDATO DE 2/3 E MANDATO COMPLEMENTAR DE 1/3

MANDATO DE 2/3
EFETIVOS

ANA LÚCIA SANTOS BARROS DA SILVA
ANDRÉ LUÍS BARBOSA DOS SANTOS
ANTÔNIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA
BERNARDO ANDRADE DE JESUS
CREMILDO ATANÁZIO DE SOUZA
EVALDO PEREIRA DE SOUZA
LORENA DE ANDRADE PINHO
LUCIANA SIMÕES DE OLIVEIRA
MÉRCIA CRISTINA ANDRADE DIAS
NIVALDO PINTO SANTOS
NEILTON SOARES DOS SANTOS
SÉRVIO TÚLIO DOS SANTOS DE MOURA
SÔNIA MARIA DA SILVA GOMES
UBIRATÃ BATISTA PEREIRA

SUPLENTES
ALISON LUÍS SANTANA SILVA
EDSON DE JESUS FRANCA
EVALDA DE BRITO GONÇALVES
GERSON ANDRADE CALDAS
IDALINA KARLA CORREIA PIRES
JEFERSON ALMEIDA ALVES
JOSÉ RÔMULO FRAGA BARRETO FILHO
JOSEANE PORTUGAL MENDES
MARIA CLÁUDIA CASSIMIRO DOS SANTOS
MONIQUE GAMA DE ARAGÃO
RADAMÉS DA SILVA OLIVEIRA
SAMORI NDIAIE CARDOSO FERREIRA
SAYONARA MARIA LEMOS DE FREITAS
VIVIAN NUNES DE JESUS DA SILVA


MANDATO COMPLEMENTAR DE 1/3 EFETIVOS
ANTÔNIO FÉLIX DE OLIVEIRA

SUPLENTES
RENÊ SILVA DA COSTA
DILSON SANTIAGO DA SILVA

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.