CRCAM realiza a III Convenção de Contabilidade

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Com o lema “O papel da Contabilidade como instrumento no combate à corrupção e à sonegação”, o Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizou, nos dias 12 e 13 de agosto, no Studio 5 - Centro de Convenções, a III Convenção de Contabilidade do Amazonas. Mais de 450 profissionais prestigiaram o evento e estiverem presentes na Convenção, entre outras autoridades, os presidentes dos CRCs do Acre, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

convencao_publico

A vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana, que representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, disse, no seu discurso proferido na solenidade de abertura, que “a Convenção é o reflexo da aspiração de uma classe na qual se reconhece não apenas o valor profissional, mas toda uma trajetória de lutas para ocupar o seu merecido espaço no cenário nacional”.

lucilene_discurso

Na oportunidade, a vice-presidente reforçou a importância dos eventos realizados para os profissionais. “Somos uma classe forte, e isso podemos constatar a partir dos resultados dos grandes eventos que realizamos, como as inúmeras convenções pelo Brasil afora, seminários, cursos, fóruns e o nosso Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontece a cada quatro anos”.

O presidente do Conselho Regional do Amazonas, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, ao discursar, afirmou que “os profissionais da contabilidade são fundamentais no posicionamento sobre os temas corrupção e sonegação fiscal e o impacto deles na sociedade”. Segundo Manoel, o lema da Convenção trouxe para reflexão o papel dos profissionais da contabilidade no desenvolvimento social e econômico do País.

presidenteCRCAM_discurso

A cerimônia de abertura da Convenção ocorreu na noite do dia 12 de agosto, com a palestra magna do perito criminal da Polícia Federal com atuação em investigação de crimes financeiros e integrante da Força Tarefa da Operação Lava Jato, Audrey Souza.

A programação contou com a presença da conselheira do CFC Sandra Maria Batista e da Conselheira do CRCSP Suely Gualano Bossa Serrati, ambas integrantes da Comissão de Análise do CNPC/CFC, que proferiram a palestra “Perito-Contábil: desafios e oportunidades para a atuação profissional”, e de representantes do Tribunal Regional Eleitoral, do Ministério Público Federal e do presidente da Ordem dos Advogados/AM, Marco Aurélio de Lima Choy, que participaram do talk show: Prestação de Contas Eleitorais.

A palestra “Alinhando a Escrituração Contábil ao Sistema Público de Escrituração Digital – Sped”, proferida pelo contador Angelo Márcio Leandro da Costa, encerrou as atividades da Convenção.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.