Contagem regressiva para o 5ª ENJLC: Novas percepções na profissão contábil

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

Nos dias 20 e 21 de outubro, você tem um encontro marcado no Riocentro (RJ), onde acontecerá o maior evento das Ciências Contábeis, para o seguimento de jovens contadores, já idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

O encontro é uma excelente oportunidade para quem deseja realizar network, participar de debates e saber mais sobre novas atuações e negócios para os profissionais da contabilidade. Para o presidente do CRCRJ, Samir Ferreira Barbosa Nehme, o encontro será inovador e o público pode esperar uma programação disruptiva e focada em abordagens práticas do cenário contábil atual. "A inovação estará presente em tudo nesse evento: na tecnologia usada no palco e cenários, nas experiências oferecidas aos participantes, na escolha das atrações musicais, será diferente de tudo que já foi proposto em eventos dos Sistema CFC/CRCs", destacou.

O encontro proporcionará experiências distintas e contribuirá para o desenvolvimento e qualificação profissional. Luana Soares, coordenadora nacional do CFC Jovem, contou que não será apenas a programação variada que tornará este evento inesquecível, "também teremos a presença de grandes nomes da área contábil, feira de negócios, shows e atividades paralelas que se somarão, tornando o evento um momento histórico, uma ótima oportunidade para o crescimento profissional", ressaltou.

A presidente da FBC, Sandra Elvira Gomes Santiago, salientou que o ENJLC é pensado para o jovem contador e empreendedor iniciante, o que não impede os profissionais mais antigos na profissão de participarem. "Este é o tipo de evento que a Fundação tem que estar à frente, e este é um público que atualmente queremos qualificar para que tenham condições e capacidade de tocar seus negócios. Só qualificando esses profissionais é que teremos certeza de um melhor resultado no futuro", apontou.

E oportunidade é a palavra-chave no ENJLC, o presidente Samir revelou que foi em um evento como esse que anos atrás ele viveu uma experiência única, que mudou a sua perspectiva sobre a profissão. "Sem dúvidas, uma virada de chave para quem se permite ser impactado pelos conteúdos e pela possibilidade de ampliar sua rede de relacionamento. Os insights que as palestras proporcionam, as trocas de experiências com profissionais com mais tempo de carreira são transformadores", expôs.

Ao falar sobre o impacto deste evento, Samir ressaltou que o encontro ofertará mil vagas de estágio e Trainee pelas BigFour, "uma oportunidade e tanto, em diversos sentidos". Afinal, o profissional da contabilidade precisa estar em constante atualização, assim como muitas outras profissões, e a missão do ENJLC é proporcionar novas perspectivas e tendências profissionais.

Um exemplo da evolução tecnológica na profissão, e que em breve será uma realidade para todos, é o Metaverso, a união do digital com o real, em que o profissional da contabilidade também precisará entender sobre a adoção dessa ferramenta para utilizá-la a seu favor. Para a coordenadora do CFC Jovem, Luana Soares, "a contabilidade no metaverso é um fato, os profissionais que desejam atuar no mercado contábil a longo prazo precisam entrar nessa nova aventura, no ENJLC os profissionais poderão se atualizar sobre o assunto e terem novas perspectivas para se adaptar à essa realidade", detalhou.

A constante atualização profissional se deve a sucessiva evolução tecnológica a que todos estão sendo submetidos, todos os dias uma novidade aparece. Sandra destacou que o jovem profissional precisa se qualificar, “é preciso estar atento às mudanças e se qualificar diariamente, acompanhando a tecnologia que também se atualiza constantemente. Temas como metaverso e vários outros estarão presentes nesses dois dias de evento no Rio de Janeiro”, evidenciou a presidente da FBC.

Além disso, esse novo mundo tecnológico, que une o virtual e o real, na contabilidade já está em debate há algum tempo, Samir destaca que o tema criptoativos envoltos ao metaverso estão se propagando cada vez mais. "São temáticas que já vêm sendo exploradas. Vivemos um cenário pós-pandemia, em que o profissional da contabilidade que entende como usar a tecnologia a seu favor aumenta a percepção do seu valor para o cliente e lucra com isso", contou.

Para todos que irão ao evento, a presidente da FBC ressaltou que é preciso também ter consciência de que a profissão da área da contabilidade é muito valorizada. “Você é um profissional em busca de novos conhecimentos e a sua atuação é indispensável para a sociedade. Além disso, é bom reforçar que a especialização constante é fundamental para a profissão do contador, pois toda empresa necessita de um contador que se qualifique”, finalizou Sandra.

Ainda dá tempo de participar. Acesse o site do 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis e faça agora a sua inscrição.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.