Contadores marcam presença na segunda apresentação do Piauí Digital

Por Assessoria de Comunicação CRCPI

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e o Conselho Regional de Contabilidade – CRCPI, reuniram a classe contábil, na tarde deste dia 18, para segunda apresentação do Projeto Piauí Digital. O evento aconteceu no Auditório Manoel Cipriano Lira na sede da Faculdade Santo Agostinho.

Na ocasião, os contadores puderam conhecer o sistema que chega ao Piauí com o intuito de integrar entidades responsáveis pelo registro de empresas. O Piauí Digital é uma ferramenta de tecnologia da informação que fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

O projeto tem como objetivo principal implantar, no estado, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada pela Lei Federal nº11.598 de 2007, que dispõe sobre a integração dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição e licenciamento de empresas nos âmbitos federal, estadual e municipal.

O Piauí Digital traz como principais benefícios a redução de custos no processo de registro de empresas, a celeridade, a competitividade e o incentivo a formalização de negócios. A meta da Junta Comercial é integrar órgãos estaduais e implantar a ferramenta em 40 municípios até abril de 2016.

Para Josafam Bonfim, Presidente do CRCPI o programa é uma conquista para a classe contábil. “O profissional hoje vibra com a praticidade aplicada ao sistema e com a eficiência que ele promete corresponder. O grande gargalho hoje para o contador é ultrapassar todos os trâmites para se abrir uma empresa. O Piauí Digital é uma vitória para classe e nos faz crer em um progresso considerável”, diz.

A parceria firmada entre a JUCEPI E CRCPI tem fortalecido a divulgação do sistema Piauí Digital e tem dado especialmente todo suporte para que o mesmo seja utilizado com eficiência pela classe envolvida no processo de registro, inscrição, alteração e baixa das empresas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.