Contabilidade perde Iran Siqueira Lima

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A Contabilidade brasileira perdeu nesta sexta-feira (29) um dos seus grandes profissionais, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Iran Siqueira Lima. Contador, economista e detentor de diversos títulos, o professor coleciona uma vida de trabalho dedicado ao desenvolvimento e engrandecimento da ciência contábil no País. Ex-Presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), uma das mais conceituadas instituições de ensino e pesquisa do País, o professor deixou sua marca no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ao assinar, em 2008, na gestão da contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, o convênio de cooperação entre o CFC e a Fipecafi, destinado à capacitação de profissionais da contabilidade de todo o País. A parceria resultou em palestras presenciais e on-line, que tiveram o objetivo de disseminar conhecimento sobre a Lei nº 11.638/07, a Lei das S/A.

O professor é coautor de diversos livros, com destaque para ‘Contabilidade e Controle de Operações com Derivativos',  ‘Mercado Financeiro Aspectos Históricos e Conceituais’ e ‘Fundos de Investimento – Aspectos Operacionais e Contábeis’. Foi colaborador da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).

Especialista em mercado financeiro, com cursos nos Estados Unidos e Japão, o contador foi executivo nas áreas de Finanças e Mercado de Capitais em empresas de porte e setores variados, diretor em instituições do Governo Federal, destacando-se no Banco Central do Brasil, Telebrás e membro da Comissão de Arbitragem da Bolsa de Valores de São Paulo e da Comissão de Listagem (Bovespa-Mais) da Bolsa de Valores de São Paulo e membro vitalício do Conselho Curador da Fipecafi.

O funeral será no dia 2 de maio; a cerimônia de cremação será às 15h.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.