Conselheiros e contadores do CFC participam de workshop

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra, fez a abertura, na manhã desta quinta-feira (17), no Plenário do CFC, em Brasília (DF), do workshop sobre a NBC T 06 – Operações de Arrendamento Mercantil, que foi ministrado pelo conselheiro do CFC, Marcelo Cavalcanti Almeida. Conselheiros e contadores do CFC participaram do curso.

 

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Nelson Zafra; e o conselheiro do CFC, Marcelo Cavalcanti

De acordo com o conselheiro Marcelo Cavalcanti, foi abordada no curso a nova metodologia sobre arrendamento mercantil. “Essa nova metodologia altera substancialmente a contabilização das operações de arrendamento no Brasil e praticamente em todas as empresas brasileiras”, afirma Cavalcanti.

Cavalcanti disse que a ideia central do workshop foi a de informar aos participantes como colocar todos os arrendamentos no balanço, incluindo todos os arrendamentos considerados operacionais (aquele que o contador registrava o aluguel mensalmente). “Esse arrendamentos também serão colocados no balanço, o que significa dizer que paras os arrendatários, todos os arrendamentos – considerado arrendamento mercantil – serão contabilizados como arrendamentos financeiros, ou seja, contabilizando o ativo e o passivo”, pontuou.

Conselheiros e funcionários do CFC participaram do workshop

O conselheiro lembrou, ainda, da minuta do Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2), que trata das operações de Arrendamento Mercantil, correspondente ao IFRS 16 – leasing, que está em audiência pública, no site do Conselheiro Federal de Contabilidade até o dia 31 de agosto.

O Pronunciamento Técnico CPC 06 estabelece os princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de arrendamentos, cujo objetivo é garantir que arrendatários e arrendadores forneçam informações relevantes, de modo que representem fielmente essas transações. As sugestões e comentários acerca do Pronunciamento Técnico CPC 06 podem ser encaminhados para o e-mail fiscalizacao@cfc.org.br.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.