Conselheiro do CFC marca presença no Fórum de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional da Anamt

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi representado pelo conselheiro da autarquia, Rangel Francisco Pinto, no Fórum de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), realizado nos dias 17 e 18 de março, de maneira virtual, em plataforma on-line.

Na oportunidade, Rangel Francisco abordou o papel do profissional da contabilidade ao palestrar no painel do evento: “A visão e os desafios para o contador nos eventos de SST no eSocial”.

Segundo o conselheiro do CFC, os eventos do eSocial SST devem ser entregues por médicos do trabalho, o contador não é médico, e nem pode assumir essa responsabilidade. Nesse caso, é preciso que haja diálogo entre as áreas para que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos. Além disso, as exigências de datas devem ser rigorosamente seguidas. “Nós, profissionais da contabilidade, sabemos da gravidade de uma eventual não entrega do eSocial, então, nós corremos para cumprir todos os prazos”, afirmou.

Ainda de acordo com Rangel Francisco, os eventos do eSocial SST são apenas 3, e a contabilidade já entrega mais de cinquenta eventos do eSocial: admissão; demissão; férias; cadastros; e eventos da folha de pagamento, entre outros.

Também participaram do evento o presidente da Anamt, Francisco Cortes Fernandes, que destacou a relevância do tema. “Precisamos trabalhar e entender o que realmente faz o contador, os recursos humanos e o médico. Sem o auxílio um do outro, nós realmente não conseguimos desenvolver a nossa atividade”, disse.

A programação contou, também, com a participação da editora-executiva de Saúde da MIT Technology Review Brasil e diretora médica da Origin Health, Roberta Arinelli, que abordou a Indústria 5.0.

Durante os dois dias de evento, outros especialistas também destacaram a importância de suas respectivas áreas para a sociedade brasileira no que diz respeito à Gestão de Pessoas e à Saúde Ocupacional. Para verificar a programação completa do evento, clique aqui.

Sobre a Anamt

Fundada em 1968, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) é uma sociedade civil de caráter científico e profissional sem fins lucrativos. É a maior associação de Médicos do Trabalho da América Latina, destinada a congregar e coordenar a atuação conjunta de profissionais interessados na promoção da saúde dos trabalhadores.

Entre seus pilares fundamentais, estão a defesa da saúde do trabalhador, o aprimoramento e a divulgação científica, a defesa e a valorização profissional, além da promoção da educação continuada. A entidade organiza periodicamente eventos que discutem os principais assuntos ligados à especialidade, como o Fórum Presença Anamt,  o Congresso Nacional da Anamt, os seminários regionais e cursos presenciais e a distância.

As 27 federadas, localizadas em todos os estados brasileiros, trabalham em conjunto com a Anamt para disseminar as melhores práticas da Medicina do Trabalho e a atualização profissional. As entidades regionais organizam eventos de caráter educacional, como cursos de atualização, congressos e seminários, e disseminam as questões abordadas pela Anamt para todo o Brasil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.