Conheça a programação do XIV Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Os desafios da Auditoria no atual cenário brasileiro, segurança digital, combate à corrupção, controle social, inovações no mundo da Contabilidade. Esses e outros temas integram a programação do XIV Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino (Prolatino), que acontece de 9 a 11 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, também acontecerá a 58º Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ).

Com 15 painéis, o evento, reconhecido como um dos principais movimentos culturais de países de língua latina, promete grandes debates sobre avanços tecnológicos, mercado de trabalho e capacitação dos profissionais da Contabilidade.

Palestra magna – Nova Lei Trabalhista na Prática

 Quase nove meses após a implantação da reforma trabalhista, muitas dúvidas ainda existem sobre o impacto das mudanças no dia a dia dos empregados e empregadores. Entre críticas e opiniões, a Lei, que entrou em vigor em 11 de novembro de 2017, também é motivo de questionamentos entre os profissionais da Contabilidade, que atuam diretamente com as áreas gerenciais das empresas de diversos segmentos no País.

Para esclarecer as principais dúvidas na prática da aplicação das novas regras trabalhistas, a palestra magna do Prolatino será realizada pelo juiz federal do Trabalho, Marlos Augusto Melek, que falará sobre a Nova Lei Trabalhista na Prática, no dia 10 de outubro, às 16h30.

Autor dos livros "Trabalhista! E agora? – Onde as empresas mais erram” e “Trabalhista! O que mudou? – Reforma Trabalhista 2017!”, Melek promove palestras em todo o País ressaltando que um dos principais ganhos das novas medidas foram a modernização e regulamentação da relação entre capital e trabalho. “Tínhamos um conjunto de leis desatualizado, escrito em 1943, e que virou uma colcha de retalhos depois de tantos adendos. Todos esses remendos estimulavam conflitos com uma quantidade exagerada de ações ingressadas por dia na Justiça do Trabalho”, afirma Melek.

Juiz federal há 12 anos, Melek conta que também já atuou na área de empreendedorismo e sabe como é complexa a relação trabalhista. Segundo ele, a elaboração da reforma foi a primeira a incluir, democraticamente, todos os atores da sociedade no debate sobre as relações de trabalho no Brasil. “Todas as audiências públicas no Congresso Nacional, no Judiciário, estiveram à disposição para que os cidadãos pudessem participar das discussões”.

Durante o painel, o juiz demonstrará, na prática, com modelos e exemplos do dia a dia, principais pontos sobre férias, intervalo intrajornada, controle da jornada, feriados, horas extras, justa causa, distratos, entre outros.

Quer saber mais da programação do Prolatino? Acesse o site AQUI e garanta já a sua participação!

O congresso é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e com o Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio (Sindicont-Rio).

Serviço
Evento:XIV Prolatino + 58ª Concerj

Data: 9 a 11 de outubro de 2018

Local: Hotel Windsor Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Condições especiais para Profissionais da Contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis
Inscriçõeshttps://www.crc.org.br/58concerj/

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.