Conheça a agenda do terceiro dia da CIC

Por Lorena Molter
Comunicação CFC/Apex

A programação do dia 21 de outubro, terceiro dia da XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC), terá painéis e palestras nas áreas de contabilidade, de gestão estratégica e de recursos humanos. Na data, também ocorrerá a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC). A CIC acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, em Porto Alegre (RS), no formato híbrido, junto com a XVIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CCRS). A iniciativa envolve a participação de 21 países, representando mais de 1 milhão de profissionais da contabilidade.

Confira a programação do dia 21 de outubro:

9h às 10h – Palestra: Personal Branding, Propósito e Carreira

Conhecimento técnico, qualificação dos colaboradores, investimento em novas tecnologias, foco no cliente e atenção com as pautas sociais, políticas e econômicas são, sem dúvida, fundamentais para que uma empresa seja competitiva. Contudo, os empresários também precisam investir em iniciativas de comunicação, de marketing e no desenvolvimento de uma marca mais estratégica. Um desses caminhos é a construção de uma marca pessoal, que dá mais personalidade à marca e cria uma relação mais próxima entre os negócios e os clientes.

Para falar sobre o assunto, estará presente na CIC o empresário, escritor e especialista em estratégia e branding, Arthur Bender.

9h às 10h – Painel: Relato Integrado, ODS e os Indicadores de Sustentabilidade

A sustentabilidade e a necessidade de mudança de mentalidade de nações e de empresas da postura individual para o senso de coletividade são temas que já fazem parte do mundo da contabilidade. Os participantes da CIC vão poder entender bem essa nova realidade na palestra da diretora do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) e coordenadora da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), Vania Borgerth, e do diretor gerente da Associação Espanhola de Contabilidade e Administração de Empresas (AECA), José Luis Lizcano Álvarez.

10h às 11h – Lendas da Contabilidade: Antônio Carlos Nasi

No terceiro dia de evento, o público vai poder aprender mais e se inspirar com a história do membro fundador do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), ex-presidente da AIC, detentor da medalha Mérito Contábil João Lyra e sócio responsável junto à SMS latinoamérica, desde 2013, Antônio Carlos Nasi.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, será o apresentador do bate-papo. Já a presidente da AIC, Maria Clara Bugarim, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ana Tércia Rodrigues, farão a moderação.

10h às 11h – Painel: Participação dos Contadores na Estruturação de Governança das Empresas para IPOs e a Captação de Investimentos

Partindo da importância da governança para tornar as empresas mais competitivas e mais seguras no olhar dos investidores, a atuação do contador na preparação e na adequação das empresas para a captação de investimentos será abordada neste painel do evento. O assunto será apresentado pelo sócio responsável pela operação da PWC no Rio Grande do Sul, Rafael Biedermann; pelo sócio da empresa de auditoria e consultoria Baker Tilly do Brasil SS e sócio de auditoria responsável por empresas de capital aberto e outras empresas, inclusive internacionais, relevantes no contexto do Rio Grande do Sul, Sérgio Laurimar Fioravanti; e pelo Chief Financial Officer (CFO) da Neogrid, Tiago Grechi.

11h – Posse da nova Diretoria da AIC

O terceiro dia da CIC também será marcado pela posse da nova Diretoria da AIC. Na ocasião, a brasileira Maria Clara Bugarim passará a presidência da Associação.

11h às 12h – Painel: Contabilidade Eleitoral – O Novo Oceano Azul?

Fundamental para a prestação de contas adequada à Justiça Eleitoral, a contabilidade eleitoral apresenta-se como um mercado promissor para os contadores. O contador Guilherme Sturm e o conselheiro do CFC, Haroldo Santos Filho, ambos com larga experiência na área, serão os painelistas. Já o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, será o moderador do painel. 

14h às 15h – Palestra Magistral: A Arte de se Salvar

A entrega de resultados pelos colaboradores de uma empresa não depende apenas dos seus conhecimentos técnicos. Outros fatores impactam o desempenho humano. O escritor, rabino, idealizador do Midrash Centro Cultural, autor de mais de 20 livros, traduzidos em 18 idiomas, doutor em literatura hebraica, presidente do Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser) e coordenador para a América Latina do Movimento Jewish Renewall, Nilton Bonder, vai falar sobre a importância da alegria no desempenho da pessoa física e jurídica.

14h às 15h – Palestra: Grafeno Uma Revolução Econômica e Tecnológica do Século XXI

O coordenador da UCSGRAPHENE – maior planta de produção de grafeno da América Latina – e membro do Comitê Técnico do Ecossistema Regional de Inovação Serra e Hortênsias do Programa Inova-RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Diego Piazza, explicará as potencialidades, em vários ramos industriais, do material mais fino e resistente do mundo.

Para fazer a sua inscrição no evento para a modalidade virtual, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.