Congresso Internacional de Contabilidade Pública é realizado no México

Durante o evento, foram comemorados os 70 anos da AIC

Por Comunicação CFC

Reconhecida como a organização de contabilidade internacional mais antiga do mundo, a  Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) comemorou o seu 70º aniversário, promovido pelo Instituto Mexicano de Contadores Públicos (IMPC), durante o Congresso Internacional de Contabilidade Pública, realizado nos dias 16 e 17 de maio, na cidade de Mérida, Yucatán (México).

A solenidade de abertura do Congresso contou com a expressiva participação de líderes da profissão contábil do continente americano. A AIC tem o objetivo principal de integrar os contadores do continente americano, assumir o compromisso de sua representação e promover constante aprimoramento da qualificação dos profissionais, dos seus conhecimentos e dos deveres sociais.

Na oportunidade, foi firmado o Convênio de Cooperação Técnica entre a Federación Argentina de Consejos Profesionales de Ciencias Economicas (FACPCE) e o Instituto Mexicano de Contadores Públicos (IMCP). O Acordo Interamericano de Tradução tem por objetivo traduzir ao idioma espanhol as normas internacionais de contabilidade e outros documentos de interesse da região emitidos pela International Federation of Accountants (Ifac).

Os painéis pautados no Congresso discutiram  relevantes temas da profissão, com destaque para o “Presente e Futuro da Contabilidade Pública”, apresentado pelo presidente da AIC, Cornélio Porras; Philipe Arraou, presidente do Comitê Latino Europa-América (Cilea); Florentino Bautista, presidente do Instituto Mexicano de Contadores Públicos (IMCP); Manuel Arias, gerente técnico da Ifac; e Gustavo Gil Gil, presidente do Comitê de Política Institucional da AIC.

Jantar comemorativo - Ao jantar comemorativo compareceram o diretor nacional do Brasil na AIC, Joaquim de Alencar Bezerra, representando o presidente do CFC, Zulmir Breda, e  a primeira vice-presidente da AIC, Maria Clara Bugarim,  que prestaram  homenagem ao presidente da entidade, Cornélio Porras.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.