Conexión Educa y Aprende apresenta novos formatos de ensino com a volta às salas de aula

Por Thatyane Nardelli
Comunicação CFC

A 9ª edição do Conexión Educa y Aprende, realizado pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), apresentou o tema “Novas modalidades de ensino: presencial, virtual e híbrido – um olhar para o futuro” nesta sexta-feira (1º).  “Esse momento já nos possibilita enxergar outros horizontes de ensino, com a perfeita aplicação do formato híbrido no ensino de aprendizado nas academias”, ressaltou Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A pandemia do novo coronavírus ainda é uma realidade no planeta, no entanto, o Brasil e toda a América Latina, já retomam suas atividades presenciais, como tem sido visto no meio educacional. “Sabemos bem que a pandemia não acabou e, por isso, eu prefiro dizer que vamos viver uma pandemia duradoura, porque ainda vamos conviver com ela durante muito tempo”, explicou Mario Díaz Duran, presidente da Comissão Técnica Interamericana de Educação da AIC . “Mas é claro e certo que tudo o que vivemos também nos trouxe uma grande conexão de conhecimento, troca e experiências com a tecnologia e as novas formas de lecionar e levar conhecimento ao mundo”, completou Díaz.   

O futuro da educação nas salas de aulas

A palestra “Novas modalidades de ensino: presencial, virtual e híbrido – um olhar para o futuro” reuniu grandes membros da academia brasileira e da América Latina. Nela, eles discutiram como a pandemia e a exploração de novos formatos virtuais trouxeram para a sala de aula novas experiências de ensino para docentes e discentes. 

Participaram da mesa o professor doutor Alexandre Sanches Garcia – pró-reitor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e membro da Comissão de Ensino do CFC; o professor doutor José Carlos Dextre Flores – decano de la Facultad de Ciencias Contables de la Pontificia Universidad Católica del Perú; o professor contador licenciado Mario Danilo Espinoza Aquino – contador público y auditor; miembro de la Comisión Interamericana de Educación de dicho organismo internacional, en representación de Guatemala; e o professor doutor George Edwin Herrera Portela – decano de la Facultad de Ciencias Empresariales de la Institución Universitaria de Envigado. 

O debate pode ser conferido na íntegra: CLIQUE AQUI.

A mediação do encontro foi realizada pelo conselheiro e coordenador-adjunto da Comissão de Ensino do CFC, contador e professor mestre Elias Dib Caddah Neto, e pelo presidente da Comissão Técnica Interamericana de Educação da AIC, professor doutor Mario Ernesto Diaz Duran.

Sobre o projeto

O  Conexión Educa y Aprende é uma iniciativa do CFC e da AIC e conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e do Sistema CFC/CRCs. O projeto é uma troca de experiências entre educadores de toda a América Latina. Discutiremos as tendências do ensino contábil e as suas melhores práticas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.