Conexão Contábil Sudeste discute a governança pública e seus mecanismos

Por Agência Apex

Os pilares e a necessidade de ela ser considerada uma política pública foram os assuntos debatidos entre os contadores

O Conexão Contábil está sendo realizado em Vitória, capital do Espírito Santo, nesta quarta (27) e quinta-feira (28). O encontro gratuito reúne contadores da região Sudeste do país no formato híbrido. 

“É uma conexão de ideias, pessoas, entidades e estados, em que vamos conectar experiências, desafios e oportunidades para nós, profissionais da contabilidade. Também vamos falar sobre ESG. Os contadores precisam abraçar essas causas”, afirmou em seu discurso o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior.  

O evento trouxe uma pauta diversificada e relevante para os participantes discutirem, como: Habilidade e competências do profissional da contabilidade na visão do mercado; A fiscalização como instrumento de proteção da sociedade; Criptoativos e metaverso; Desafios e inovações para a classe contábil na prestação de contas do processo eleitoral; e a adoção da ESG nas empresas de pequeno e médio porte e o papel primordial do profissional da contabilidade.

E o painel do primeiro dia teve como tema “Fundamentos da governança pública e seus mecanismos”. O palestrante foi o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União, Luis Afonso Gomes Vieira. Os pilares da governança e a necessidade de ela ser considerada uma política pública foram os principais assuntos discutidos com os participantes. 

“A governança pública é um tema muito importante para a gente tratar em um ano eleitoral. Falar em governança é falar em serviço público, e os contadores têm um papel fundamental nisso, como controladores”, disse a coordenadora do painel, Maria Clara Bugarim.    

O Conexão Contábil é composto de uma série de eventos regionalizados, promovidos de forma híbrida, gratuitamente, organizado pelo Sistema CFC/CRCs e voltado para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade. O próximo reunirá os estados do Sul e será realizado nos dias 30 e 31 de agosto em Curitiba.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.