Conexão Contábil Norte: Desafios e oportunidades para a política de redução de emissões na Amazônia

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O último painel do Conexão Contábil - edição da região Norte - colocou em debate os desafios e as oportunidades para a política de redução de emissões na Amazônia. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 28, no Tribunal de Contas de do Estado do Amazonas (TCE/AM) e contou com os painelistas Vitor Alexandre Pasi Canineo, chief executive officer (CEO, na sigla em inglês) da ContabExpress; e Fátima Freire, professora titular do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB).

A moderação foi realizada por José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Já a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Joseny Gusmão da Silva, foi a debatedora da palestra.

Na oportunidade, José Donizete Valentina destacou que a realização do Conexão Contábil é um momento não apenas de conquista de conhecimento e de intercâmbio de conteúdos úteis, mas que também agrega sentimento de união e fortalecimento da classe contábil.

Ainda de acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, falar da Amazônia é sempre um debate complexo e com muitas especificidades. “Toda vez que nós falamos sobre a Amazônia, nós trazemos um tema carregado de muita responsabilidade e problemas, ainda mais por estarmos em um país gigantesco, com uma das maiores reservas naturais do mundo”, disse.

Para Fátima Freire, é preciso entender a importância dos gases de efeito estufa para o equilíbrio ecológico do planeta. Segundo ela, o problema é que nas últimas décadas, a emissão desses gases tem ultrapassado as quantidades seguras para a manutenção da estabilidade climática.

Segundo a professora da UnB, para compensar a emissão exagerada dos gases, desde o Protocolo de Kyoto, assinado por 84 países em 1997, com o objetivo de diminuir os prejuízos causados ao planeta, foram criados os créditos de carbono. Com isso, para cada tonelada de carbono reduzida o país recebe um crédito.

Na sequência, Vitor Alexandre Pasi iniciou o painel com a apresentação sobre a importância de as organizações e entidades manterem uma agenda ambiental, social e de governança (ASG) ou environmental, social and governance (ESG, na sigla em inglês).

De acordo com o CEO da ContabExpress, o planejamento estratégico das companhias deve estar atrelado à agenda ASG, para que atinjam os objetivos financeiros sem deixar de lado as boas práticas ambientais, sociais e de governança. “Vários dos problemas listados por Larry Fink, gestor da BlackRock, em carta encaminhada aos investidores e ao mercado, em 2020, estão ligados às questões ambientais. E, para ele, a agenda ESG passou a ser fator determinante para a alocação de capital da BlackRock”, pontuou. 

No encerramento do painel, a presidente CRCAM falou sobre a importância de os profissionais da Contabilidade levarem para si as práticas ASG. Segundo ela, é cada vez mais necessário que essa agenda esteja presente no dia a dia da profissão.O evento garante, aos participantes, pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC). E, para assisti-lo na íntegra, basta acessar o canal do CFC no YouTube, ao clicar aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.