Conexão Contábil Nacional: os impactos do turismo no desenvolvimento econômico, social e no meio ambiente

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O segundo dia do Conexão Contábil Nacional, em Campina Grande (PB), colocou a sustentabilidade no foco dos debates. Nesta quarta-feira (7), o público do evento contou com o painel “Ecossistema sustentabilidade: os impactos do turismo no desenvolvimento econômico, social e no meio ambiente".

As apresentações ficaram a cargo dos painelistas Vania Borgerth, membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); e Tiago Marcone Castro da Rocha, prefeito de Cabaceiras (PB). A moderação foi realizada por Glaydson Trajano, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Na ocasião, Tiago Marcone Castro apresentou o case de sucesso do município de Cabaceiras (PB), no qual a cidade, por meio de planejamento do setor de turismo, pode impactar o desenvolvimento social e econômico da região.

O prefeito apresentou as políticas executadas para o aprimoramento e o desenvolvimento do turismo na cidade. Relatou, ainda, como a experiência trouxe frutos positivos para a população e destacou que o apoio da contabilidade é essencial para o êxito econômico. “Em meio às adversidades, precisamos identificar quais são as nossas potencialidades", disse Tiago.  

Na sequência, Glaydson Trajano destacou que um dos objetivos do evento é, também, levar ao público os exemplos de aplicação da contabilidade enquanto ciência no apoio ao desenvolvimento do país. “Essa demanda por contabilidade e sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social de municípios como Cabaceiras”, pontuou o conselheiro.  

Para Vania Borgerth, a sustentabilidade não pode ser vista pelos gestores públicos como uma carga. Segundo a especialista, os líderes precisam ter a sustentabilidade como aliada das tomadas de decisões. “Um líder não pode tomar nenhuma decisão sem saber os impactos sociais, econômicos e ambientais que ela vai causar na vida da população e nos ecossistemas do planeta”, alertou.

A membro do CBPS ressaltou, também, a importância do turismo para a atividade econômica dos municípios e a potencialidade do segmento na manutenção da conscientização sobre a sustentabilidade. “O turismo é uma forma de exploração econômica que paga a si própria. Estamos falando de uma área que pode ajudar os municípios a se tornarem ainda mais sustentáveis”, finalizou Vania.  

O evento é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em parceria com Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), organizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Sistema CFC/CRCs.

O evento foi transmitido, ao vivo, no canal do CFC no YouTube. Para conferir, na íntegra, clique aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.