Conexão Contábil Centro-Oeste também marca a posse da Academia de Ciências Contábeis do MS 

Por Luis Fernando Souza / Estagiário sob supervisão 

O primeiro dia do Conexão Contábil, edição Centro-Oeste, realizado no último dia 6, foi marcado pela solenidade de lançamento da Academia Sul-Mato-Grossense de Ciências Contábeis (Asulcon) e pela posse de 24 acadêmicos que irão constituir a entidade. 

Em uma ordem hierárquica, a cerimônia de empossamento começou pelo contador Otacílio dos Santos Nunes, o primeiro presidente eleito para comandar a Academia. Na cátedra de número 9 da Asulcon, o líder relatou a felicidade de vivenciar esse momento. 

“A alegria maior é a honra de ter sido escolhido o primeiro presidente desta entidade tão sonhada e almejada, que nasce com o objetivo de promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e o estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Ciência Contábil no nosso estado”, declarou. 

Durante o evento, também foi entregue a Medalha Contador Dorgival Benjoino para a técnica em Contabilidade Doracy Cunha Ramos. Personalidade importante para a contabilidade sul-mato-grossense, a profissional é uma das fundadoras do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul (CRCMS) e, ocupando a cátedra de número 1, foi eleita patrona acadêmica da Asulcon. 

Na ocasião, Doracy, aos 98 anos, expressou sua emoção. “Eu pedi a Deus para que me desse condições de vir receber essa indicação que me deixa muito feliz.  Estou passando por uma fase difícil, mas sou grata por estar lúcida. E agradeço a todos vocês por essa deferência. Eu sempre trabalhei em prol da contabilidade. Então eu vejo hoje Campo Grande crescendo e me sinto feliz e completa, pois trabalhei muito para isso. Me envolvi com isso durante 58 anos da minha vida. E peço a vocês: levem avante essa profissão”, relatou, emocionada. 

Também foram nomeados quatro acadêmicos honorários com contribuições relevantes para a Contabilidade brasileira. São eles: o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, e os ex-presidentes do CFC José Martonio Alves Coelho, Maria Clara Cavalcante Bugarim e Zulmir Ivânio Breda. 

Na ocasião, o presidente Aécio Prado relatou um pouco de sua satisfação. “É com alegria e orgulho que hoje participo da solenidade de lançamento e posse de acadêmicos da Asulcon. Cumprimento os 24 acadêmicos que compõem o corpo pensante desta entidade, aos quais deixo, com satisfação, o meu fraterno abraço e desejos de muito sucesso em suas caminhadas.” 

E completou: “Naturalmente, eu não poderia deixar de saudar, com imenso orgulho, a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim – que, além de uma grande amiga, é pioneira em tudo o que faz. Com orgulho, saúdo, também, os brilhantes contadores José Martonio Alves Coelho e Zulmir Ivânio Breda, que, hoje, também são homenageados com a medalha de acadêmicos honorários da Asulcon”. 

Ao fim do discurso, o presidente do CFC, Aécio Dantas, aproveitou a história de Doracy Cunha para parabenizar a técnica e todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

"Em seu nome, minha amiga Doracy, quero aqui registrar a minha admiração por todas pela passagem do Dia Internacional da Mulher, que comemoraremos no próximo dia 8 de março. Essa justa homenagem é, sem dúvidas, uma forma de agradecer todo o seu esforço e toda sua dedicação à profissão, pois foi uma vida inteira destinada à contabilidade pública, paixão que temos em comum. Parabéns pelo dia. Vocês são essenciais para as nossas vidas."

Para assistir à solenidade de nomeação, clique aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.