Comitês da Ifac e do Mosaic realizam reuniões no CFC

Por Maristela Girotto, Comunicação CFC e Juliana Oliveira, RP1 Comunicação

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebe, entre os dias 7 e 9 de outubro, em Brasília (DF), reuniões do Comitê de Desenvolvimento das Organizações Profissionais de Contabilidade (PAO, na sigla em inglês) da Federação Internacional de Contadores (Ifac, em inglês) e do Memorando de Entendimento para o Fortalecimento da Contabilidade e Melhoria da Colaboração (Mosaic). Esta é a primeira vez que essas reuniões acontecem no Brasil.

reduzida_site-1024x682

Luiz Fernando Nóbrega, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC; Linda Lach, diretora de Estratégia e Desenvolvimento da Ifac; e Caroline Kigen, chefe do Comitê de Desenvolvimento das Organizações Profissionais de Contabilidade

Na abertura da reunião, na manhã deste dia 7, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, apresentou o CFC, mostrou dados da organização da profissão no Brasil e respondeu a várias questões dos membros dos Comitês a respeito da estrutura das organizações contábeis, do número de estudantes de Ciências Contábeis, da participação dos profissionais nos setores público e privado e, ainda, sobre a presença das mulheres na profissão.

reduzida_site2

PAO e Mosaic

A Federação Internacional de Contadores mantém um Programa de Capacitação – o qual inclui o Comitê de Desenvolvimento –, para incrementar o crescimento das Organizações Profissionais de Contabilidade (PAO) ao redor do mundo. Nesse Comitê, há membros da África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Kosovo, Kuwait, Nicarágua, Quênia, Reino Unido, Roménia, Sri Lanka e Uganda.

Na reunião, os participantes vão discutir sobre expansão e planos de trabalho, publicações planejadas e orientações, entre outros temas. Eles também receberão atualização sobre prestação de contas; vão analisar a realização de uma campanha para maior divulgação financeira, tomada de decisão e prestação de contas no setor público.

Já o Mosaic é um Memorando de Entendimento subscrito por 13 instituições que tem por base a melhoraria da qualidade dos sistemas de gestão financeira nas economias emergentes. As organizações participantes do Mosaic são a Ifac, o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Asiático de Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Fundo Global, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e o Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional.

Em Brasília, o grupo irá tratar das atividades futuras e do plano de trabalho do Mosaic para 2016 e do site do Memorando de Entendimento.

A Ifac

A Federação Internacional de Contadores tem, entre seus objetivos, ser reconhecida como uma entidade mundial com valorosa liderança no desenvolvimento de organizações profissionais, de mercados financeiros e economias fortes e sustentáveis. A instituição tem mais de 175 membros– o Conselho Federal de Contabilidade entre eles –, em 130 países, e representa 2,8 milhões de contadores atuando nos setores público, educacional e privado. As Organizações Profissionais de Contabilidade (PAO) são essenciais para a sustentabilidade da profissão e são estratégicos para Ifac.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.