Comissão Nacional do PVCC reúne-se em Brasília para elaborar atividades para o 2º semestre de 2019

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Os integrantes da Comissão Gestora Nacional, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, reuniram-se nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), na sede do Conselho Federal de Contabilidade.   Na pauta, os participantes relataram um balanço das ações realizadas pelo PVCC nos estados, nos últimos meses, e discutiram sobre assuntos, como o novo Sistema de Cadastro e, também, apresentaram sugestões de trabalho para o 2º semestre de 2019. 

 “Temos avançado, significativamente, em todo o País, e a ideia do nosso encontro é integrar e avaliar como andam as ações nas regiões. Assim, podemos entender como anda a nossa capilaridade e onde estão os nossos pontos fortes e fracos para que possamos continuar sensibilizando a classe contábil sobre a premissa da responsabilidade social”, afirmou o coordenador-geral do PVCC, conselheiro Elias Dib Caddah Neto.

De acordo com o coordenador-geral, em 2018, foram realizadas quase 11 mil horas de trabalho voluntário em todo o País, pelos mais de oito mil voluntários do PVCC. "Por meio do programa, a classe contábil disponibiliza seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade".

O conselheiro Pedro Gabril ressaltou a importância da responsabilidade social para o desenvolvimento do País e afirmou que está acompanhando a tramitação do Projeto de Lei (PL) n.º PL 11278/2018, que cria a Política Nacional do Voluntariado, atualmente em análise no Congresso Nacional. “O Governo tem percebido a importância do incentivo ao voluntariado e, nós, da classe contábil, somos pioneiros nas ações de âmbito social e humano e, isso, é engrandecedor”, enalteceu Gabril.

Na ocasião, a comissão também recebeu a visita de Vitória Faoro, coordenadora local de Brasília do Programa Viva Voluntário. De iniciativa do Governo federal, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Viva Voluntário foi lançado em agosto de 2017 e tem como objetivo valorizar e promover as atividades voluntárias no Brasil.  O CFC faz parte do Conselho Gestor do Programa, juntamente com outros 31 membros, representantes de órgãos do Governo, da sociedade civil e do setor privado.

Participação do PNUD durante a reunião da Comissão Gestora Nacional do PVCC

Vitória Faoro explicou que o Programa tem o compromisso de reunir esforços entre as entidades participantes para a integração e convergência de interesses entre voluntários e iniciativas que demandem ações de voluntariado, além de fomentar a participação ativa da sociedade na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante o encontro, a coordenadora apresentou o funcionamento da plataforma digital do Viva Voluntário e convidou o PVCC para participar das ações integradas. Para mais informações sobre o Programa, acesse Viva Voluntário .

Sobre o PVCC

Para atuar no incentivo à prática solidária e na construção de uma sociedade mais sustentável, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) instituiu, em 2008, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que conta com profissionais envolvidos em diversas atividades voluntárias, entre elas o acompanhamento de projetos apoiados pelos fundos da criança e do adolescente e do idoso e a sensibilização para a criação em estados e municípios que não os têm.  Na prática, os profissionais voluntários atuam junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, esclarecendo dúvidas sobre a adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos. Atualmente, o programa conta com mais de sete mil contadores voluntários. Atualmente, o PVCC conta com a seguinte Comissão Nacional: Elias Dib Caddah Neto (PI), Cristiane de Fátima Rodrigues da Costa (PA), Maria Salete Barreto Leite (SE), Patrícia Pereira Castro (MS), Silvia Grewe (RS), Gretha Anice Furtado (PI), Adriano Gillioli (SP), Luis Antonio Ochesendorf Leal (RJ), Joana Dark Nascimento de Lima (PE) e Glaydson Trajano Farias (PB). Para saber mais sobre o PVCC, clique AQUI.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.