Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis – Destaques do mês de abril

Por Comissão Nacional Jovens Lideranças Contábeis

A Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis apresenta, a seguir, um balanço das atividades realizadas pelos seus membros durante o mês de abril:

Apresentação do Projeto no evento “Sábados do Saber”

No dia 2 de abril, aconteceu a primeira edição do evento “Sábados do Saber”, na Universidade Federal da Paraíba, com a proposta de aproximação entre o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) e a academia.

Inicialmente, Jéssica Oliveira, representante dos estudantes e coordenadora da região Nordeste na Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis do CFC, apresentou o projeto da Comissão, momento em que falou sobre a importância de os jovens estudantes estarem juntos ao Sistema CFC/CRCs. “É necessário tanto para o Sistema quanto para os jovens profissionais e para os que estão se formando ainda. O CFC está preocupado em formar os novos líderes de amanhã”, disse. Seguindo a programação, o professor Joubert Jerônimo ministrou palestra sobre contabilidade societária.

jovem1

Os estudantes aprovaram a iniciativa do Conselho Regional e afirmaram que é de extrema importância essa aproximação entre o CRC e a academia. Oportunamente, criou-se a Comissão Jovens Lideranças Contábeis do CRCPB, composta pelos estudantes Felipe Batista e Jackeline Medeiros (Faculdade Maurício de Nassau), Rebeca Cavalcanti (UFPB – campus I), Marcos Elias Michelotti e Victor Pereira (UFPB – campus IV), Laryssa Avelino e Estefânia Brito (FPB), Zezito Marcelino e Rafael Dantas (Iesp), Gustavo Oliveira Guedes (Unipê) e tem como coordenadora a conselheira do CRCPB Tatiana Falcão.

jovem2

Da esq. para a dir.: Mesa oficial Jéssica Oliveira, Wenner Lucena, Garibaldi Dantas Filho, Aldo Calado, Joubert Jerônimo.

Reunião com a Presidência e a Comissão Jovens Lideranças Contábeis do CRCSE

No dia 15 de abril, na sede do Conselho Regional de Contabilidade Sergipe (CRCSE), em Aracaju, reuniram-se a presidente do Conselho, contadora Ângela Dantas, a coordenadora da Comissão Estadual, contadora e professora Luciana Matos, e a coordenadora da região Nordeste, a estudante Jéssica Oliveira, com seguinte pauta: discussão sobre as atividades que serão desenvolvidas pela Comissão Estadual durante o ano de 2016.

Na oportunidade, definiram as prioridades no desenvolvimento da Comissão Estadual, como, por exemplo, a realização de palestras voltadas aos calouros do curso de Ciências Contábeis do estado; parceria com as instituições de ensino; palestras vocacionais voltadas aos estudantes do ensino médio, afim que incentivá-los a escolherem a profissão contábil; eventos voltados aos alunos das faculdades de todo o estado, inclusive do interior; e projetos sociais em parceria com a Comissão do PVCC estadual.

A presidente Ângela Dantas destacou a importância do projeto no fomento de novas lideranças e reforçou o apoio à Comissão, além de enfatizar que, este ano, será o ano dos jovens e que terão um grande trabalho a desenvolver.

A coordenadora da Comissão Estadual, Luciana Matos, destacou que a equipe que compõe a comissão é muito competente e empenhada, e que tem certeza que conseguirão desenvolver um bom trabalho ao longo do ano.

Na ocasião, a coordenadora da Região Nordeste, Jéssica Oliveira, apresentou o projeto da realização do Encontro Regional de Jovens Lideranças Contábeis do Nordeste, e tanto a presidente quanto a coordenadora da Comissão Estadual abraçaram a causa e mostraram-se empenhadas em desenvolver este projeto.

Apresentação do Projeto no Encontro Estadual de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis do MS

No dia 15 de abril, às 14h, foi realizado, pelo Conselho Regional de Contabilidade do MS (CRCMS), na sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul (Sescon/MS), o Encontro Estadual de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, com o objetivo de apresentar as atribuições da Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional, bem como os projetos para 2016 e obter as contribuições dos profissionais da contabilidade, que atuam como coordenadores do curso de graduação.

O encontro foi aberto pela vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRCMS e coordenadora da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do MS, Iara Sonia Marchioretto, que deu as boas-vindas aos presentes e reforçou o objetivo do encontro, informando a programação e passando a palavra para o presidente do Sescon-MS, Francisco, que agradeceu a presença de todos e colocou o sindicato à disposição dos presentes, informando o leque de cursos oferecidos, solicitando que estes sejam ofertados aos acadêmicos de Ciências Contábeis e informando ainda que vários cursos são ofertados na modalidade on-line.

Seguindo a programação do evento, a professora doutora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo – do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – explanou sobre a metodologia PBL - Problem-Based Learning, conteúdo disponível em seu livro publicado em conjunto com Daiana Bragueto Martins.

Posteriormente, a contadora Iara Sonia Marchioretto apresentou a Câmara de Desenvolvimento Profissional, incluindo seus membros, respectivo planejamento para 2016, disponibilizando a agenda de eventos, abrindo para que os presentes contribuíssem com suas sugestões de temas, palestrantes e outros, momento em que houve diversas sugestões do grupo, das quais poderá surgir um novo projeto a ser apresentado ao CRCMS. Discutiu-se, ainda, o credenciamento de cursos de pós-graduação via IES do estado, com pontuação na educação continuada.

Encerrando o evento, a convite da Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional do CRCMS, Patrícia Castro, coordenadora da região Centro-Oeste da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do CFC, realizou uma breve apresentação do projeto da Comissão em nível nacional e estadual, informando que os pilares da Comissão são a liderança, o empreendedorismo e a responsabilidade socioambiental, apresentando o objetivo do projeto e algumas sugestões de ações estaduais, que contribuirão significativamente para as instituições de ensino superior do estado do Mato Grosso do Sul.

A coordenadora regional da Comissão relatou que observa um avanço na Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do estado e parabenizou Ruberlei Bulgarelli, presidente do CRCMS, e a Iara Sonia Marchioretto, coordenadora da Comissão em nível estadual pelo avanço da comissão.

jovem3

Da esquerda para a direita: os presentes no Encontro Estadual de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis Patrícia Pereira Castro, Esmael de Almeida Machado, Emanoel Marcos Lima, Aldeide Teixeira de oliveira, Eloir Trindade Vieira Vasques, Iara Sonia Marchioretto, Tania Regina dos Santos Machado, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Sergio Almir Wachter e Francisco Gonçalves

Declare Certo

Além disso, a coordenadora regional esteve presente no “Declare Certo - Imposto de Renda 2016”, ação realizada pelo Sescon MS|RFB|CRCMS|Fenacon, com a participação da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do MS, com o objetivo de orientar a população na declaração correta do imposto de renda, gratuitamente.

 

 

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.