Comissão Jovens Lideranças Contábeis realiza a primeira reunião do ano no CFC


Com novos integrantes, a Comissão pretende intensificar a aproximação entre o Sistema e as IES

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

“Somos movidos a desafios e vamos buscar mais integração das Instituições de Ensino com o Sistema CFC/CRCs”. Essas palavras de incentivo ao Projeto Jovens Lideranças Contábeis deram o tom ao discurso do vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, durante a primeira reunião, ocorrida  no dia 18, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF).

Na busca de promover a integração dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis do País, dos jovens profissionais da contabilidade e do Sistema CFC/CRCs, motivando-os ao ingresso no mercado de trabalho, ao empreendedorismo e ao exercício da responsabilidade socioambiental, esse projeto, de acordo com Joaquim Bezerra, “se concretizou a partir de um sonho, que contou com o apoio do CFC”.

O vice-presidente, que foi integrante da Comissão, reforçou a importância do trabalho já realizado pelos profissionais que contribuíram com o projeto. “Temos uma tarefa enorme pela frente, que é a de superar as ações bem concretizadas pelos nossos antecessores. Vamos dar continuidade a essas ações, criar novas estratégias e fomentar, ainda mais, a participação dos estudantes e recém-formados no Sistema CFC/CRCs”, ressaltou Bezerra.

Após a apresentação do vice-presidente, o coordenador da Comissão Jovens Lideranças Contábeis e conselheiro do CFC Weberth Fernandes (que já foi membro do projeto em 2002/2003) deu sequência à pauta com a discussão da reedição das diretrizes do projeto e com a definição de três subprojetos, dos coordenadores por região, dos responsáveis pelos subprojetos (metodologia e procedimentos de medição), de formas de acompanhamento e da gestão dos projetos.  Na oportunidade, o conselheiro do CFC Pedro Gabril fez uma apresentação do novo formato de gestão do projeto que será adotado pelo grupo.

Além de Weberth Fernandes, integram também a Comissão Rodrigo Pinheiro dos Santos (AM), Bruna Neves de Sousa (PI), Bruno Alexandre Cruz (SP), Bruna Rauen (MG), Daniela Novak (PR) e Juliano Bragato Abadie (RS).

Uma história de sucesso

Iniciado há quase duas décadas e mantido pelo Conselho Federal, o Projeto Jovens Lideranças   teve origem na gestão do ex-presidente Alcedino Gomes Barbosa (2002/2003) que, à época, considerou importante a participação dos estudantes no processo de fortalecimento da classe contábil.

Anos depois, na gestão da presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim (2006/2007 e 2008/2009), foi criado o projeto CFC Jovem. A atual presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Márcia Ruiz Alcazar, foi a coordenadora do Projeto à época. Cabe ressaltar que, naquele momento, além dos estudantes de Ciências Contábeis, uma atenção especial foi dada, por parte do Sistema CFC/CRCs, aos jovens profissionais recém-ingressos na classe.

Na gestão do presidente Juarez Domingues Carneiro (2010-2013), o contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho foi o coordenador da Comissão. Com o contador José Martonio Alves Coelho (2014/2015 e 2016/2017) na Presidência, o projeto ganhou notoriedade e passou a ter mais representatividade em todo o País, com o fomento direto na formação de jovens lideranças.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.