Comissão do Sicap realiza reunião em São Paulo

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A comissão constituída para apresentar a proposta de atualização e modernização do Sistema de Cadastro de Prestação de Contas (Sicap) esteve reunida, no último dia 11, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP).

Na pauta, os integrantes da comissão discutiram temas relacionados com a evolução do desenvolvimento do novo Sicap; a criação de um vídeo em parceria com a Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor; a apresentação do trabalho desenvolvido pelo subgrupo responsável pelo Plano de contas que constará no novo Sistema; e a dimensão e quantidade de anexos que deverão ser enviadas pelas Fundações juntamente com suas prestações de contas.

De acordo com a coordenadora da comissão, Gardênia Maria Braga de Carvalho, o trabalho do grupo sinaliza para um excelente resultado. “A equipe está bastante empenhada na construção de um sistema que efetivamente retrate o perfil da gestão das Fundações”, afirma Gardênia.

Em janeiro de 2015, CFC renovou o convênio com a Promotoria de Justiça de Fundações da Capital e as demais entidades para o aprimoramento do Sistema, na sede do Ministério Público de São Paulo. O Sicap tem por finalidade compilar dados e informações de fundações do terceiro setor e de outras entidades de interesse social para a prestação de contas ao Ministério Público.

Ainda, segundo Gardênia, o Sicap é importante para as entidades do Terceiro Setor porque visa ao aperfeiçoamento de um sistema com o objetivo de tornar a prestação de contas de Fundações mais eficientes, dinâmicas, interativas e em um modelo tecnológico atual. “O principal objetivo do sistema é que o acompanhamento nas Fundações contribua, principalmente, como desenvolvimento social do País”, diz a coordenadora da comissão.

Participaram da reunião Gardênia Maria Braga de Carvalho (coordenadora da comissão), José Eduardo Sabo Paes, Marcelo Henrique dos Santos, Airton Grazzioli; José Antonio de França, Luiz Mateus Grimn, Juarez Domingues Carneiro, Eduardo Marcondes Filinto da Silva, Leonardo de Freitas Mol, Dionizio Ramos, Domingos Sávio Mota.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.