Comissão do PVCC Nacional realiza reunião no CFC

Por Fabrício Santos

 

image (1)

A Comissão Gestora Nacional e os coordenadores regionais do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) reuniram-se, no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), nos dias 14 e 15 de junho, para capacitação acerca da Rede Observatório Social do Brasil e para discutirem sobre o papel dos coordenadores estaduais do PVCC na condução do processo nos estados.

A coordenadora Nacional do PVCC e conselheira do CFC, Vânia Labres, fez a abertura da reunião ao dizer que “o Programa tem o intuito de contribuir para um País melhor. Nesses dois dias de reunião, vamos capacitar os coordenadores estaduais para que sejam multiplicadores dos Observatórios Sociais”, disse Vânia.

Ao fazer uso da palavra, o integrante da Comissão, Pedro Gabril, disse que “esse trabalho de voluntariado que está sendo realizado despertou o interesse da classe contábil sobre a importância das ações de responsabilidade social, o que deu visibilidade à profissão e aos profissionais”.

O coordenador da Câmara de Fiscalização do Conselho Regional de São Paulo (CRCSP) e membro da Comissão, Marcelo Monello, afirmou que “é gratificante participar de grupos como esses que têm o interesse coletivo e social e que trabalham para o desenvolvimento do país e de pessoas”.

O presidente da organização Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, convidado para a reunião, disse que “o exército do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais está fazendo uma grande diferença na lei dos Observatórios Sociais”.  Segundo o presidente, o trabalho que é desenvolvido pelo PVCC, em cada região, é de grande importância para o momento pelo qual o País está passando. “O nosso trabalho é fundamental para a transformação que o Brasil precisa. A cada ação que tomamos, os resultados aparecem”, comemora.

A diretora da organização OS, Roni Enara, por sua vez, disse que há, nas Diretorias dos Observatórios Sociais, mais 130 profissionais da contabilidade e muitos presidentes de Observatórios. “É importante ressaltar que o papel dos profissionais da contabilidade neste processo é imprescindível para o desenvolvimento de cada região”. Na ocasião, Roni Enara fez uma apresentação sobre o trabalho dos Observatórios Sociais no País. “O OS é um espaço democrático e apartidário”, lembrou.

Atualmente existem, no Brasil, 105 Observatórios Sociais, distribuídos por 19 Estados – os Observatórios têm área de atuação municipal. A Rede Observatórios Sociais têm o propósito de reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Educação Financeira

Na manhã do dia 15, foi ministrada palestra sobre Educação Financeira, pela conselheira do CRC do Piauí (CRCPI) Rosemary Mendes Farias, que apresentou o plano de ação sobre o tema; e pelo conselheiro do CRCRJ Luiz Antonio, que demonstrou as experiências sobre educação financeira no Rio de Janeiro.

No que diz respeito ao plano de ação, Rosemary Farias fez uma apresentação das ações que serão executadas. No escopo do trabalho, constam: a formação de multiplicadores nas universidades e faculdade; parcerias com a pastoral da família e com escolas; participação em fóruns de voluntariado da classe contábil; e a participação na quarta semana nacional de educação financeira, com data a ser definida.

Já Luiz Antonio discursou sobre os seguintes assuntos: a disseminação sobre o tema pelo Brasil, a criação de uma cartilha eletrônica, as ações sobre educação financeira executadas no Rio de Janeiro e a proposta de divulgar o assunto no site do Conselho Federal de Contabilidade.

A mesa de abertura da reunião foi composta pelos membros da Comissão Nacional Vânia Labres da Silva (TO), Rosemary Mendes Farias (PI), Iara Luisa de Santana Dórea Vaz (BA), Maria Salete Barreto Leite (SE), Pedro Gabril (RS), Luiz Antonio Ochsnedorf Leal (RJ) e Marcelo Monello (SP); e como convidados, o presidente do Observatório Social, Ney da Nóbrega Ribas; e a diretora Roni Enara.

O Programa de Voluntariado visa sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibiliza seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade.

O PVCC conta com 5 mil profissionais da contabilidade envolvidos em diversas atividades voluntárias, com destaque para a Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, Educação Financeira, Doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.