Comissão de Relações Institucionais do CFC discute estratégias para 2023

Por Daniel Bruce

Comunicação CFC

            A Comissão de Relações Institucionais do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) reuniu-se, em Brasília (DF), na tarde desta quarta-feira (14), para tratar de temas de interesse para a classe contábil e ações estratégicas para 2023.

            Participam da comissão, além dos representantes da autarquia, os integrantes do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) e da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

            Na oportunidade, foram debatidos a definição dos especialistas que serão responsáveis por acompanhar os projetos de interesse da classe contábil no Congresso Nacional; os Projetos de Lei e a solidificação das informações; e a aplicação da Resolução CGSN n.º 163 de 21 de janeiro de 2022.

            Outro tema de destaque da pauta foi a realização de pesquisa para mapear o perfil do profissional da Contabilidade em todas as regiões do país. O estudo tem o objetivo de gerar insumos para futuras ações, além de conhecimento sobre a realidade dos profissionais e as especificidades.

            A Portaria RFB n.º 246 de 11 de novembro de 2022, que institui o Conselho Consultivo sobre Administração Tributária e Aduaneira da União (Concat); a Portaria RFB n.º 253 de 23 de novembro de 2022, que institui o Fórum Administrativo de Diálogo Tributário e Aduaneiro (Fata), no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB); e o Projeto de Lei n.º 412/2022, também foram abordadas na pauta.

            Estiveram presentes na reunião o presidente do CFC, Aécio Prado; o presidente do Ibracon, Valdir Coscodai; o presidente da Fenacon, Daniel Mesquita Coêlho; o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar; o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos; o vice-presidente Institucional da Fenacon, Reynaldo Pereira; a conselheira do CFC, Angela Mendonça; o conselheiro do CFC, Haroldo Santos Filho; o Diretor do Ibracon, Marco Fuchida; o diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas da Fenacon, Diogo Chamun; o diretor Técnico da Fenacon, Wilson Gimenez; a diretora de Comunicação do Ibracon, Carla Bellangero; e a coordenadora de Política Institucional do CFC, Ludmila de Mello.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.