Comissão de Jovens Lideranças Contábeis reúne-se em Brasília

Por Fabrício Santos

Brasília –  A Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis se reuniu, no dia 16 de março, no Hotel Golden Tulip Brasília, em Brasília (DF), para tratar das ações a serem executadas no decorrer dos próximos dois anos. Segundo o coordenador da comissão, contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho, “o projeto Jovens Lideranças Contábeis completa 10 anos, desde a gestão da presidente Maria Clara, que não mediu esforços para aproximar os futuros profissionais do Sistema CFC/CRCs. De lá para cá, todos os presidentes colocaram o projeto de formação de jovens lideranças como um dos pilares de suas gestões. O presidente Martonio Coelho deposita uma esperança muito alvissareira neste projeto e nós, hoje, somos quase mil pessoas envolvidas em todo o Brasil, plantando sementes de uma geração cada vez mais empreendedora”, avalia Joaquim.

De acordo com o coordenador, um dos pontos mais importantes a discutido na reunião refere-se à divulgação das ações e projetos da Comissão. “Teremos uma série de atividades a serem desenvolvidas nestes dois anos, como, por exemplo, o fortalecimento da imagem do profissional da contabilidade, levando às academias palestras sobre o sistema contábil brasileiro, bem como a discussão da ética e da formação de um profissional cada vez mais preocupado com a responsabilidade social. Estamos formando parceria com  o Programa do Voluntariado da Classe Contábil no projeto dos Observatórios Sociais e na orientação às famílias sobre o orçamento familiar. Iremos também provocar, cada vez mais, a aproximação dos estudantes com a classe contábil, no afã de incentivar a prática contábil na academia, como um processo de estímulo à preparação para o mercado de trabalho”, afirma Joaquim.

Durante a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade, a ser realizada de 11 a 14 de setembro de 2016, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza (CE), ocorrerá, no dia 14, o Fórum Brasil de Jovens Lideranças Contábeis. “Estamos desenvolvendo uma grande estratégia de divulgação para o sucesso desse Fórum, que é mais um marco para o Projeto”, avisa o coordenador.

As reuniões da comissão são periódicas e têm o intuito de discutir o que pode ser feito para  que o projeto traga ainda mais benefícios para as jovens lideranças contábeis. Podem ser citadas algumas ações que foram de grande importância, como  a Marcha da Classe Contábil pela valorização da profissão, a elaboração da petição pública para a inclusão do curso de Ciências Contábeis no projeto Ciência sem Fronteiras, a realização de inúmeros eventos por todo o Brasil, entre outros.

Além do coordenador Joaquim de Alencar, a comissão é composta pela representante da região Nordeste e dos estudantes da Academia, Jéssica de Oliveira Souza; a representante da região Centro-Oeste/Norte, contadora Patrícia Pereira Castro; o representante da região Sudeste, contador Ricardo Costa Pocetti; a representante da região Sul, contadora Priscilla Camila Gheno Propp; e o representante da região Norte, contador Andrey Ricardo Lima de Oliveira.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.