Comissão de Integração Sindical do CFC se reúne

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Os membros da Comissão de Integração Sindical, criada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Portaria CFC nº 29, de 3 de março de 2017, reuniram-se nesta segunda-feira (9), em São Paulo.

Esta foi a terceira reunião da Comissão, que tem por objetivo debater ações que visem à integração e ao fortalecimento das entidades sindicais e associativas da área contábil e que promovam a cooperação entre as entidades, o Sistema CFC/CRCs e demais segmentos da profissão. Além disso, o grupo foi criado com a finalidade de desenvolver ações de conscientização e de incentivo para o aprimoramento técnico-cultural e para uma maior participação dos profissionais da contabilidade na vida social e política do país.

Entre os itens discutidos na reunião estão: a análise da minuta do Manual de Processos dos Sindicatos, elaborado por Santa Catarina e Minas Gerais; o realinhamento de ações e apresentação de novas alternativas sobre a contribuição sindical; a discussão das novas regras, tabelas e limite de enquadramento no Simples Nacional; e a estruturação de um curso de assistente contábil (fiscal e trabalhista) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina.

Na abertura do trabalho, o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, destacou a importância das discussões do grupo para a valorização da profissão contábil. Ele representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, na reunião.

O vice-presidente também deu retorno ao grupo sobre as solicitações da Comissão que haviam sido dirigidas ao CFC; apresentou as atividades que vêm sendo realizadas com a participação dos profissionais da área, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do Movimento de Combate a Corrupção, dos Observatórios Sociais e outras. Bezerra mencionou ainda a possibilidade de os sindicatos e as federações se credenciarem como capacitadoras no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, obedecendo-se as normas estabelecidas pelo Programa.

Além de Joaquim de Alencar Bezerra Filho, participaram da reunião os integrantes da Comissão: Rogério Marques Noé, coordenador da Comissão de Integração Sindical do CFC e presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG); Lygia Maria Vieira Sampaio, presidente da Federação dos Contabilistas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia; Renato Nerio Pavione, presidente da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais; Divanzir Chiminacio, presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná; Glicerio Claristo Bergesch, presidente da Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Rio Grande do Sul; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; Milton Pessoa Cavalcante, presidente da Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste; Tadeu Oneda, presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina; e Wilson Pereira Machado, presidente da Federação dos Contabilistas do Centro-Oeste.

Como convidados, participaram das discussões Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), e o primeiro secretário de Finanças da CNPL, José de Souza.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.