Circuito Técnico: Ética na veia e o profissional da contabilidade

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, na tarde desta quarta-feira (8), às 15 horas, a 28ª edição do Circuito Técnico, com o objetivo de debater o tema “Ética na veia e o profissional da contabilidade – visão internacional e nacional''. O encontro aconteceu na plataforma de videoconferências Zoom e foi transmitido, ao vivo, pela TVCFC, no YouTube.

Participaram do circuito profissionais de diversos segmentos da Contabilidade, como a membro do Grupo de Trabalho (GT) do International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) na Fundação IFRS – International Financial Reporting Standards (IFRS, na sigla em inglês), Vania Borgerth, e o coordenador adjunto da Vice-Presidência Técnica, Wellington Cruz. A abertura ficou a cargo do conselheiro do CFC, Aloísio Rodrigues, e a moderação foi conduzida pelo coordenador Técnico da autarquia, Felipe Bastos.

Na oportunidade, Vania destacou que os profissionais da contabilidade são agentes de transparência e que, se não houver compromisso ético, empresas e demais entidades não conseguem passar uma imagem de confiança para os clientes. “Se a informação não for confiável, evidenciável e algo que reflita a visão da empresa, ele não vai se sentir seguro com as informações nem com quem auditou e esteve envolvido com a atividade contábil”, afirmou a especialista.

Vania Borgerth também explicou o impacto do Código Internacional de Ética do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, na sigla em inglês), para atuação dos profissionais da contabilidade no Brasil. Segundo ela, os parâmetros internacionais estabelecidos no código alinham os princípios fundamentais da ética na contabilidade e guiam a atuação do profissional.

Ainda sobre a conduta ética do profissional da contabilidade, Wellington Cruz ressaltou que o mercado requer confiança na informação que é cedida. “Para os que buscam informações de nós, contadores, nos documentos, nos relatórios e nos pareceres que assinamos, é preciso ter informações fidedignas, que tenham valor, que não tenham nenhum tipo de viés'', afirmou o coordenador.

Para assistir ao 28º Circuito Técnico, na íntegra, basta acessar a TVCFC, no YouTube. Não esqueça de assinar o canal e ativar o sino de notificações para ficar por dentro de toda a programação do CFC.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.