Circuito Técnico: 31ª edição debate Contabilidade para Microentidades e Empresas de Pequeno Porte

Na tarde desta quinta-feira, 9, foi ao ar a 31ª edição do Circuito Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O evento colocou em debate o tema “Contabilidade para Microentidades e Empresas de Pequeno Porte – NBCs TG 1001 e 1002 em destaque”. O encontro virtual e gratuito teve transmissão pela plataforma Zoom, para inscritos, e pelo canal da autarquia no YouTube, para o público em geral.

O integrante da Câmara Técnica do CFC, Aloisio Rodrigues realizou a abertura do evento. A conselheira do CFC, Monica Foerster, foi a palestrante da edição. Já a integrante do Grupo de Estudo sobre Microentidades e Pequenas Empresas (MPE), Marta Cristina Pelucio Grecco, ministrou uma palestra sobre a temática do evento.

Na oportunidade, Aloisio Rodrigues destacou a importância do conhecimento técnico para a execução das atividades do profissional da contabilidade. “Nós precisamos dominar as técnicas e ter o conhecimento técnico de normas brasileiras de contabilidade, precisamos ter conhecimento técnico da legislação aplicada às normas”, pontuou.

 Marta Pelucio apresentou para o público a normatização e a regulação contábil: IFRS e Brasil antes das NBCs TG 1001 e 1002. De acordo com a especialista, o Brasil é um dos primeiros países a adotarem a norma de IFRS para pequenas empresas.

“Todas as vezes que se tem um conjunto de normas aplicadas, há um processo de adaptação. Então, é muito importante a nossa participação e o nosso acompanhamento para que haja o desenvolvimento adequado das normas, com melhorias constantes”, disse Marta Pelucio.

Na sequência, a conselheira do CFC, Monica Foerster, apresentou a parte mais técnica das principais alterações realizadas nas NBCs TG 1001 e 1002, e o que mudou para as pequenas e microempresas.

“Quando a gente pensa na normatização para as pequenas empresas, aspectos relativos à consolidação dos números, à equivalência patrimonial estão considerados de uma maneira simplificada, enquanto na norma das microempresas, isso sequer é contemplado”, afirmou Monica Foerster.

No encerramento do evento, a conselheira do CFC destacou, ainda, a importância de os profissionais da contabilidade manterem-se atualizados, com treinamentos e ampla divulgação das normas também para o mercado. “As mudanças nas normas precisam ser conhecidas pelo profissional da contabilidade, e que essas informações sejam transmitidas das empresas para os clientes, para que isso seja efetivamente adotado", finalizou.

Sobre o Circuito Técnico

O Circuito Técnico é organizado e conduzido pela Câmara Técnica do CFC e tem o objetivo de levar informações ao profissional da contabilidade sobre temas do seu dia a dia de trabalho, para que o profissional consiga prestar serviços cada vez melhores à sociedade.

Até o momento, o encontro está em processo de credenciamento para pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho. Para assistir a transmissão na íntegra, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.