Cilea elege novo presidente durante assembleia no CFC

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Reunidos em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (15), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, representantes das entidades que compõem o Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) elegeram o novo presidente da entidade, Gustavo Gil Gil. A posse do novo dirigente da organização, que reúne instituições da profissão contábil de países da América Latina e Europa, aconteceu logo após a eleição.

site

O novo presidente do Cilea, Gustavo Gil Gil (terceiro da esq. para a dir.), ao lado do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho (à esq.), e do representante do CFC no Cilea, José Maria Martins Mendes (à dir.), durante a reunião no auditório do CFC

Na abertura da reunião preparatória para a eleição do Cilea, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, deu as boas-vindas aos profissionais e reforçou a importância da parceria do Conselho Federal de Contabilidade no Comitê. O ex-presidente do CFC (gestões 1994-1997) José Maria Martins Mendes é vice-presidente do Cilea.

Gustavo Gil Gil afirmou que, durante sua gestão, o Cilea irá buscar o fortalecimento da organização e a conquista dos objetivos que constam em seu plano estratégico para o período de 2016-2020.

Entre as principais metas da sua gestão, o novo presidente destacou a intenção da entidade de colaborar tecnicamente com as Pequenas e Médias Empresas (PMEs); de tornar o Comitê reconhecido como a voz oficial dos países de raízes latinas da Europa e da América; e, entre outras, de reforçar as relações institucionais com a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), entidade da qual Gil foi presidente (2013-2015).

Além disso, o novo dirigente do Cilea destacou o objetivo de obter o reconhecimento do Comitê como membro da Federação Internacional de Contabilidade (Ifac, na sigla em inglês). “Queremos poder coordenar e somar esforços com a Ifac, considerando que as organizações têm objetivos comuns, especialmente visando ao interesse público”, disse Gil.

site2

participantes da reunião da assembléia do Cilea.

Uma maior participação do Conselho Federal de Contabilidade em grupos técnicos do Cilea também é uma proposta que Gustavo Gil Gil irá buscar realizar durante sua gestão. “O CFC é um dos principais membros e fundador do Cilea, e nós queremos compartilhar do êxito que o Brasil já alcançou em muitas áreas de interesse do Comitê”, defende o novo presidente.

Além do CFC, a outra entidade brasileira que compõe o quadro de membros do Comitê de Integração Latino Europa-América é o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.