Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
Reunidos em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (15), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, representantes das entidades que compõem o Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) elegeram o novo presidente da entidade, Gustavo Gil Gil. A posse do novo dirigente da organização, que reúne instituições da profissão contábil de países da América Latina e Europa, aconteceu logo após a eleição.
Na abertura da reunião preparatória para a eleição do Cilea, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, deu as boas-vindas aos profissionais e reforçou a importância da parceria do Conselho Federal de Contabilidade no Comitê. O ex-presidente do CFC (gestões 1994-1997) José Maria Martins Mendes é vice-presidente do Cilea.
Gustavo Gil Gil afirmou que, durante sua gestão, o Cilea irá buscar o fortalecimento da organização e a conquista dos objetivos que constam em seu plano estratégico para o período de 2016-2020.
Entre as principais metas da sua gestão, o novo presidente destacou a intenção da entidade de colaborar tecnicamente com as Pequenas e Médias Empresas (PMEs); de tornar o Comitê reconhecido como a voz oficial dos países de raízes latinas da Europa e da América; e, entre outras, de reforçar as relações institucionais com a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), entidade da qual Gil foi presidente (2013-2015).
Além disso, o novo dirigente do Cilea destacou o objetivo de obter o reconhecimento do Comitê como membro da Federação Internacional de Contabilidade (Ifac, na sigla em inglês). “Queremos poder coordenar e somar esforços com a Ifac, considerando que as organizações têm objetivos comuns, especialmente visando ao interesse público”, disse Gil.
Uma maior participação do Conselho Federal de Contabilidade em grupos técnicos do Cilea também é uma proposta que Gustavo Gil Gil irá buscar realizar durante sua gestão. “O CFC é um dos principais membros e fundador do Cilea, e nós queremos compartilhar do êxito que o Brasil já alcançou em muitas áreas de interesse do Comitê”, defende o novo presidente.
Além do CFC, a outra entidade brasileira que compõe o quadro de membros do Comitê de Integração Latino Europa-América é o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.