CFC Voluntário recebe a visita de representantes da Unicef

Por Rafaella Feliciano

Comunicação CFC

Representantes da Unicef Brasil realizaram, na última quarta-feira (8), uma visita institucional ao Conselho Federal de Contabilidade. Amanda Mey, Amanda Lázaro e Carolina Santos, integrantes do setor de captação de recursos da Unicef Brasil, foram recebidas pelo vice-presidente de Política Institucional, Manoel Carlos de Oliveira Junior; pela diretora executiva do CFC, Elys Tevania; e pela coordenadora da Vice-Presidência de Política Institucional, Ludmila Melo.

O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre as instituições, conhecendo os projetos sociais e as ações promovidas no Brasil em prol do desenvolvimento humanitário de crianças e adolescentes.

O vice-presidente Manoel Carlos apresentou o projeto CFC Voluntário, que, há mais de 15 anos, fomenta o espírito da empatia e a doação entre os profissionais da contabilidade. “Nós ajudamos pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse auxílio ocorre das mais diversas formas – seja em doações de recursos, tempo ou conhecimento técnico”, ressaltou.

Ele explicou que o projeto possui quatro subprogramas:

  • a Rede Nacional de Cidadania Fiscal (Observatórios Sociais), que objetiva estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios;
  • a educação financeira, que busca orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, ao planejamento e à organização das finanças pessoais;
  • as doações ao Funcriança e Fundo do Idoso, que promovem a adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e ao adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos; e
  • as ações locais de voluntariado, que recepcionam iniciativas empreendidas e não enquadradas nos demais subprogramas.

Para a diretora Elys Tevania, que também é contadora, o voluntariado é uma pauta que precisa estar em voga a todo o tempo, pois uma das principais missões da classe contábil consiste em fomentar o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país. Ela também que lembrou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Pacto Global das Nações Unidas. “Desde o ano passado, o CFC passou a apoiar os princípios do Pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, assim como o cumprimento da agenda global de sustentabilidade. Portanto, encontros como este com a Unicef são extremamente oportunos e necessários para a busca de futuras parcerias.”

 “Entendemos que o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) possui metas que são singulares a instituições como o Conselho Federal de Contabilidade, que também atuam no desenvolvimento sustentável do Brasil”, completou Carolina Santos, uma das representantes da Unicef Brasil.

O vice-presidente de Política Institucional agradeceu o encontro e disse que levará ao presidente do CFC, Aécio Dantas, a proposta apresentada, que tem como objetivo a realização de ações conjuntas no âmbito do voluntariado contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.