CFC ressalta apoio aos pequenos negócios no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, falou sobre o apoio da instituição aos pequenos negócios. Na oportunidade, o conselheiro também destacou o projeto voltado a essas empresas, intitulado Contador Parceiro: Construindo o Sucesso, desenvolvido pelo CFC, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O CFC, compreendendo a importância da participação dos profissionais da contabilidade no apoio direto a esses empresários, lançou recentemente e em parceria com o Sebrae, o projeto Contador Parceiro: Construindo o Sucesso. Com participação gratuita e na modalidade EaD, o principal objetivo desse projeto é desenvolver no profissional da contabilidade múltiplas habilidades referentes aos assuntos voltados à tecnologia, liderança, marketing em ferramentas de gestão, para que estejamos cada vez mais preparados para as demandas atuais do mercado.”, afirmou.

Ao falar da importância dessas empresas, o conselheiro Aécio frisou a força desse segmento para o desenvolvimento econômico do país. “A data tem por objetivo valorizar as MPEs, que representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e que mostram, dia após dia, a importância para a economia brasileira. Essas empresas também são responsáveis por mais da metade dos empregos formais gerados no Brasil”, ressaltou.

O vice-presidente falou ainda da relevância da atuação dos profissionais da contabilidade no apoio a esse setor significativo da economia brasileira e reiterou a contribuição da classe contábil às MPEs. “O profissional da contabilidade é parceiro do empreendedorismo e essencial ao desenvolvimento econômico do país”, concluiu o vice-presidente.

O projeto O Contador Parceiro é oferecido na modalidade de ensino a distância, gratuito e constituído por quatro blocos subdivididos em 13 módulos, disponibilizados à medida que as etapas são finalizadas. O educando terá até 36 meses para concluir o curso e, ao final, o profissional receberá um certificado que o habilita a ser consultor e/ou instrutor do Sebrae, além de pontuar no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC).

O ambiente digital da capacitação é bastante intuitivo, conduzindo os aulistas por uma trilha evolutiva de conteúdos que desenvolve as seguintes habilidades: posicionar-se frente às tendências de mercado, traçar estratégias vencedoras de relacionamento digital, implantar técnicas de liderança, atuar em equipe, como ser parceiro dos pequenos negócios, implantar técnicas e ferramentas de gestão, realizar análise de viabilidade de negócios e aplicar a LGPD.

Os interessados em ingressar no programa Contador Parceiro: Construindo o Sucesso podem se inscrever pelo site do Sebrae, https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/contador-parceiro-construindo-o-sucesso,af35681a0e0f8710VgnVCM100000d701210aRCRD, ou ainda acessar o site do CFC para obter mais informações pelo link https://cfc.org.br/desenvolvimento-profissional-e-institucional/contador-parceiro-construindo-o-sucesso/.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.