CFC recebe visita institucional do Sebrae Nacional

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu visita institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), nesta quarta-feira (17), para tratar de assuntos relacionados ao acordo de cooperação técnica entre o Sistema CFC/CRCs, a instituição, o Sebrae nos estados e no Distrito Federal.

Comitiva do Sebrae Nacional e representantes do Sistema CFC/CRCs em reunião, em Brasília

Participaram da reunião, o presidente do CFC, Aécio Dantas; a vice-presidente de Política Institucional do CFC, Maria Dorgivânia; o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim Bezerra; a coordenadora de Política Institucional do CFC, Ludmila Mello; a chefe de gabinete do CFC, Adriana Guimarães; o assessor da Presidência do CFC, Romulo de Oliveira; a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho; os assessores do Sebrae Nacional, Elias Filho e Ana Carolina; e a gerente adjunta da Unidade de Gestão Orçamentária e Contabilidade do Sebrae Nacional, Alessandra Gadelha.

Durante o encontro, o presidente do CFC destacou a importância da realização do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) para o segmento. O evento acontecerá do dia 8 ao dia 11 de setembro, na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, sob o lema “Ser Contábil: humano, digital e ético”.

“Contamos com o apoio do Sebrae Nacional para a realização do 21º CBC, tanto na participação em painéis, palestras como, também, com um estande em nossa feira de negócios no evento,” afirmou Aécio Dantas.

Outro tema abordado durante a reunião foi a convergência de normas internacionais de contabilidade para a realidade brasileira. Aécio Dantas ressaltou que esse processo coloca a contabilidade como a língua dos negócios. “A partir do processo de convergência, torna-se possível analisar demonstrativos contábeis no Japão e no Brasil da mesma forma, tanto da área pública quanto privada”, disse o presidente do CFC.

Aécio Dantas e Margarete Coelho

Ainda nesse sentido, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional pontuou o interesse do Sistema S em participar ativamente desse processo de convergência das normas internacionais e demais contribuições para o avanço da contabilidade brasileira. “Se por meio de alguma comissão permanente, Grupos de Trabalho (GTs), ou mesmo do nosso acordo de cooperação técnica, nós queremos fazer parte desse processo”, disse Margarete Coelho.

Por fim, o encontro fortaleceu ainda mais o diálogo entre as instituições com discussões de temas relevantes para o aprimoramento das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) e do apoio às micro e pequenas empresas no Brasil. Além disso, a colaboração entre o CFC e o Sebrae Nacional evidencia o compromisso mútuo com o avanço da contabilidade brasileira e o apoio ao empreendedorismo e à promoção do desenvolvimento sustentável do país.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.