CFC recebe prêmio de destaque em Governança e Compliance na 7ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi homenageado com o prêmio de destaque na categoria Plano de Integridade, Gestão de Riscos e Compliance durante a prestigiada 7ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais. O evento, realizado na capital federal entre os dias 26 e 29 de setembro, sob o lema “Fiscalização eficiente, governança pública e dados abertos – o tripé dos conselhos profissionais”, reuniu as principais entidades reguladoras do país.

Este reconhecimento público reflete as boas práticas de gestão implementadas pelo CFC e representa um marco significativo em seu compromisso com a integridade, transparência e excelência operacional. A premiação ocorreu na noite do dia 26 de setembro e foi celebrada como um testemunho da maturidade institucional do CFC.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, destacou a importância deste prêmio, ao afirmar que “essa conquista é fruto do empenho, da dedicação e do comprometimento de todos os colaboradores do Conselho”. “Enquanto coordenador do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, parabenizo também os demais conselhos premiados neste evento”, disse.

A gestão de riscos, um dos pilares fundamentais da governança corporativa, tem sido central no CFC. O objetivo é o desenvolvimento e a implementação de mecanismos de controle interno que garantam a eficácia e o desempenho organizacional. O CFC adotou medidas para cumprir normativos públicos, incluindo a Resolução n.º 1.528, de 18 de agosto de 2017, que instituiu a Política de Gestão de Riscos, e a Resolução n.º 1.532, de 24 de novembro de 2017, que aprovou o Plano de Gestão de Riscos, estabelecendo a metodologia para a execução dos procedimentos correspondentes.

Além disso, o CFC implementou o Programa Integridade, conforme estabelecido pela Resolução n.º 1.563/2019, com o objetivo de fortalecer as práticas de integridade, prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção. O CFC está empenhado em inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, promovendo ética, qualidade e transparência na prestação de serviços, em conformidade com o Decreto n.º 9.203/2017 e a Portaria CGU n.º 1.089/2018, que destacam a integridade como um princípio essencial da governança pública.

Palestra

Durante a conferência, o presidente do CFC, Aécio Dantas, participou da palestra “Auditoria de Transparência e Dados Abertos – O futuro do controle externo pelo TCU nos Conselhos Profissionais”, na qual discutiu as novas formas de colaboração entre os conselhos federais e o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele enfatizou o papel das tecnologias na promoção da transparência e da fiscalização, além do diálogo construtivo com empresas de tecnologia da informação para atender às obrigações fiscais e acessórias, essenciais para os profissionais da contabilidade.

Palestra na 7º Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.