CFC realiza workshop sobre Mercado de Fusões e Aquisições no Brasil

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
Fotos: Fabrício Santos

Conselheiros e funcionários contadores do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participam, na manhã dessa quinta-feira (24), no plenário da entidade, do Workshop sobre Mercado de Fusões e Aquisições no Brasil, ministrado pelo professor Everson Luiz Breda Carlin. A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra.

WhatsApp Image 2016-11-24 at 09.13.20

O vice-presidente Zafra e o palestrante Everson Luiz Breda

O workshop, que tem como objetivo trazer noções do funcionamento do Mercado de Fusões e Aquisições e os modelos de avaliação de empresas para negócios de aquisição de participações societárias ou de reestruturações societárias de grupos empresariais, abordará os temas “Ambiente empresarial e o mercado de fusões e aquisições”, “A importância da Contabilidade e da auditoria Due Diligence” e “Os principais métodos de avaliação de empresas”.

Segundo o professor Everson, o tema a sere tratado é de extrema importância para o universo contábil. “As empresas em processo de Fusão e Aquisição (F&A) acabam sendo muito afetadas pela qualidade da informação nos balanços e principalmente pelos riscos que são apontados nas auditorias Due Diligence. Outro ponto que quero ressaltar refere-se à avaliação o Valuation, que é  assunto de domínio e conhecimento dos contadores, pois envolve projeções de resultados e fluxo de caixa”, diz.

Due Diligence compreende um conjunto de atos investigativos que devem ser realizados antes de uma operação empresarial, seja pelo interessado em ingressar societariamente ou mesmo adquirir uma empresa, seja por parte de quem está repassando seu negócio. Já o Valuation é o processo de avaliar qual o valor de uma empresa, determinando o seu preço real e o retorno de um investimento em suas ações.

WhatsApp Image 2016-11-24 at 09.00.17 (1)

Da esq. para a direita: O vice-presidente Nelson Zafra, Everson Breda e os conselheiros Marcelo Cavalcanti e Luiz Carlos de Souza

Para o professor, o tema é complexo devido ao atual momento econômico brasileiro. “Podemos afirmar que as transações de compra e venda de empresas continuam muito aquecidas (em números de transações, não em valor), mesmo em 2016, em patamares menores, propiciando aos investidores melhores oportunidades, principalmente para os estrangeiros, que acabam comprando empresas estratégicas por valores muito mais atrativos, o que gera muitos negócios no setor”.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.