CFC realiza treinamento do CRE para auditores

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou nesta quarta-feira (2), o treinamento do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) e, também, por meio da plataforma de videoconferências Zoom. 

Na oportunidade, a vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues, destacou a importância do treinamento, que é destinado tanto para revisores como para revisados. “O CFC segue empenhado para a melhoria do Programa de Revisão Externa e para implementar as adequações que contemplem a melhoria contínua dos profissionais atuantes no segmento de Auditoria Independente, sempre buscando o alinhamento às melhores práticas Globais de Gestão Baseada em Riscos”, pontuou.

O evento foi apresentado em duas partes para os participantes, sendo a primeira composta por novidades e alterações nos procedimentos das revisões de qualidade para 2023, ajustes no questionário: inserção de questões pertinentes à fase I da NBC PA 01 (ISQM1) e alteração no Relatório do Revisor pertinentes a fase I da ISQM1.

Já a segunda etapa contou com as orientações gerais sobre os procedimentos do revisado/revisor, com a informação dos critérios para indicação, procedimentos dos revisores, e recomendações e tipos de relatórios de revisão a serem praticados.

Esta edição do treinamento contou com mais de 300 participantes, sendo o maior número já registrado em eventos do CRE.

A gravação do treinamento está disponível no Canal do CFC no YouTube. Para acessá-la, clique aqui.

Comitê de Revisão Externa de Qualidade

O Comitê foi instituído pelo CFC e pelo Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), com a finalidade de avaliar os procedimentos adotados por contadores e firmas de auditoria e, assim, assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. É responsável pela administração da Revisão pelos Pares e é quem estabelece os regramentos e controles para garantir que as revisões sejam realizadas nos prazos e na forma previstos na norma reguladora do programa NBC PA 11 (R1) – Revisão Externa de Qualidade. Para saber mais, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.