CFC vai realizar seminário sobre prestação de contas eleitorais

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Será realizado, no dia 16 de junho, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), o Seminário Nacional de Qualificação de Multiplicadores, que traz como tema “Financiamento de Campanha e Prestação de Contas de Candidatos e Partidos Políticos para as Eleições de 2016”.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro; e o coordenador nacional da Comissão de Trabalho que trata da Prestação de Contas das Eleições Municipais de 2016 e vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra de Alencar Filho, irão compor a mesa de honra na solenidade de abertura.

Segundo o vice-presidente do CFC, Joaquim Bezerra, o seminário tem como objetivo incentivar o controle social. “Se ficarmos mais próximos da sociedade e mostrarmos como funciona o processo de arrecadação de receitas e realização de gastos, ficará mais fácil ajudar o processo das eleições pela própria consciência criada”, destaca Joaquim. Ainda, segundo o coordenador, a meta para este ano é qualificar 30 mil profissionais da contabilidade em todo o País.

A comissão, formada por especialistas do CFC e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é composta por Joaquim de Alencar Bezerra Filho, Irene Silva Oliveira, Décio Vicente Galdino Cardin, Eron Júnior Vieira Pessoa, Regina Célia Nascimento Vilanova, Maria Constança Carneiro Galvão, Alexandre Di Pietra, Elson Amorim Simões, José Corsino Raposo Castelo Branco.

A Comissão está elaborando um livro sobre o tema, que será disponibilizado, gratuitamente, no formato e-book. “Esta é uma grande contribuição do CFC à sociedade brasileira, neste momento que estamos discutindo controle e transparência, e que trabalhamos por um novo conceito de eleição, que são as eleições limpas”, enfatiza Joaquim.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser efetuadas no site www.cfc.org.br/eventos.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.