CFC realiza seminário para alinhamento de estratégias do Sistema CFC/CRCs

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil. O objetivo do encontro é alinhar os planejamentos, as propostas e as metas que serão adotadas pelas entidades que compõem o Sistema na gestão que se inicia. O evento é voltado para conselheiros e membros das diretorias do CFC e dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e também contará com a participação de organizações parceiras e de autoridades. Na ocasião, ainda ocorrerá a cerimônia de posse da nova diretoria do CFC. O seminário acontecerá em Brasília (DF).

A programação do evento será precedida por um workshop voltado para a elaboração do Plano de Ação do Biênio 2022/2023, referente ao Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs. Essa iniciativa acontece nos dias 5 e 6 de fevereiro.

Dando continuidade à agenda de atividades, no primeiro dia de seminário (7/2), haverá reuniões de Câmaras, do Conselho Diretor e da Comissão de Conduta do CFC. Já na terça-feira (8/2), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, conduzirá uma palestra aos convidados, com a moderação do ex-presidente do CFC, Zulmir Breda. Na sequência, os vice-presidentes apresentam as responsabilidades e ações de suas pastas.

Ainda no período matutino, o assessor-chefe de Ambiente de Negócios, da secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, Willian Perim Marchesi, vai falar sobre o Índice de Concorrência dos Municípios. A programação da manhã será encerrada com um workshop sobre media training.

Os trabalhos da tarde do dia 7 de fevereiro serão iniciados com uma palestra da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). Em seguida, vai ocorrer uma série de exposições que abordarão temas, como governança, compliance e LGPD; código de conduta; prestação de contas; Sistema de Gestão Integrado, entre outros.

No último dia de evento (9/2), o período da manhã será marcado por reuniões; entre elas, o encontro dos presidentes e diretores do Sistema CFC/CRCs e do Conselho Consultivo, assim como reuniões de Câmaras e de vice-presidentes de Administração, de Desenvolvimento Operacional, de Registro, Técnicos, de Desenvolvimento Profissional, de Fiscalização, Ética e Disciplina, de Controle Interno e de Política Institucional e de representantes dos Técnicos em Contabilidade.  Já no período da tarde, o presidente do CFC, contador Aécio Prado Dantas Júnior, apresentará a palestra “Diretrizes Gerais do Sistema CFC/CRCs”.

O encerramento da programação será marcado pela cerimônia de posse da nova diretoria do CFC, na qual o presidente e os vice-presidentes serão conduzidos aos seus cargos.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.