CFC realiza reunião virtual de vice-presidentes de desenvolvimento profissional do Sistema CFC/CRCs

Por Amanda Oliveira/ Comunicação CFC

Foi realizada, nesta quarta-feira (9/6), uma reunião virtual com os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional do Sistema CFC/CRCs. O encontro, coordenado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, contador Aécio Prado Dantas Júnior, reuniu conselheiros da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CFC e representantes de todas os Estados do país.

Na ocasião, foi apresentado o projeto “Contador Parceiro: construindo o sucesso", fruto da parceria entre o CFC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como objetivo capacitar profissionais da contabilidade para atuarem em gestão e inovação visando à criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios.

“Há muito tempo, falamos sobre a necessidade de uma nova postura dos profissionais da contabilidade, voltada para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. É nesse contexto que nasceu o Programa Contador Parceiro: Construindo o Sucesso, que é um curso composto por conteúdos que abordam temas sobre tendências de mercado, liderança, estratégia, empreendedorismo, diagnóstico, consultoria, sustentabilidade , tecnologia e inovação, qualificações que certamente impactarão na qualidade dos serviços prestados as empresas e a sociedade como um todo¨, destaca o contador Aécio.

A reunião contou ainda com uma apresentação técnica sobre o programa, realizada pela presidente do Conselho Regional de Pernambuco (CRC-PE) e coordenadora nacional do Comitê Gestor do Programa Contador Parceiro: Construindo o Sucesso, contadora Maria Dorgivania Arraes. Segundo ela, a edição anterior da capacitação mudou os rumos de sua carreira.

“Eu sou resultado do Contabilizando o Sucesso. Ele fez com que eu tomasse novos caminhos na profissão, me incentivou a entrar nas entidades representativas da classe e aqui estou como empresária contábil e presidente de um regional”, disse ela ao incentivar os vice-presidentes na divulgação do programa.

Durante a reunião, o conselheiro Elias Dib Caddah Neto, coordenador-adjunto da Comissão de Ensino do CFC, realizou apresentação sobre o papel dessas Comissões nos Estados, a relação institucional com o Ministério da Educação (MEC)e Instituições de Ensino Superior (IES), o papel dos CRCs no contexto do evento Conexão Educa e Aprende – A América trocando habilidades práticas para a formação do futuro contador- e os resultados do Exame de Suficiência.

Ao final, foi promovido amplo debate sobre o tema, com a participação da conselheira Marisa Luciana Schvabe de Morais. Ambos os conselheiros integram a Câmara de Desenvolvimento Profissional do CFC.

A coordenadora de Desenvolvimento Profissional do CFC, contadora Adriana Guimarães, realizou apresentação sobre o processo de apuração dos indicadores do Sistema de Gestão da qualidade, vinculados a área, e apuração das prestações de contas do Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC-CFC) relativa aos exercícios 2019 e 2020.

Encerrando a reunião, o coordenador-Adjunto da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CFC, contador Wellington do Carmo Cruz, destacou a importância da realização de tais encontros, que visam estreitar relações, apresentar informações e promover debates sobre temas constantes da pasta.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.